-->

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Homilia - I Domingo do Advento - Mons João Clá Dias

O início do Advento nos traz a esperança de que o Messias virá. Esperemos e preparemo-nos para ela.

Comentário ao Evangelho – II Domingo do Advento - Ano B - Mc 1, 1-8

Continuação dos comentários ao Evangelho – II Domingo do Advento
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
Mensagem central da pregação de São Pedro
1 “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.
Vivaz e direto como seu mestre, São Marcos começa o relato mostrando já na primeira linha a ideia central que vai orientar e pervadir seu Evangelho: Cristo é verdadeiro Homem e verdadeiro Deus.
Com o intuito de defender diante de seus ouvintes a personalidade divina de Jesus, São Pedro ressaltava em sua pregação o domínio supremo do Filho de Deus sobre as forças da natureza, sobre os corações e sobre os próprios demônios, os quais tantas vezes os gentios cultuavam como deuses. É esse o motivo de São Marcos citar muitos milagres não relatados nos outros sinópticos, a ponto de seu livro ser conhecido como o Evangelho dos milagres.10
Cumpre-se a antiga profecia
2 “Está escrito no Livro do profeta Isaías: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3 Esta é a voz daquele que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”.
São João inicia seu Evangelho remontando-se à geração eterna do Verbo. São Mateus dedica os primeiros versículos do seu, a enumerar os antepassados do Messias segundo a carne. E São Lucas abre o respectivo sinótico narrando extensamente a miraculosa concepção de João Batista, prelúdio da Encarnação de Cristo no seio da Virgem Santíssima, por obra do Espírito Santo.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Comentário ao Evangelho – II Domingo do Advento - Ano B - Mc 1, 1-8

Comentário ao Evangelho – II Domingo do Advento
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
1 Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Está escrito no Livro do profeta Isaías: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3 Esta é a voz daquele que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’.
4 Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5 Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6 João andava vestido de pelo de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7 E pregava, dizendo: ‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo’” (Mc 1, 1-8).
Fazei penitência!
A vestimenta e os hábitos de São João Batista destoavam muito dos costumes daquela sociedade. O contraste dos homens impuros e gananciosos, com aquela figura reta, simples, eloquente, e que bradava: ‘Fazei penitência!’, deixava as consciências profundamente abaladas.
I – O mal no universo criado
À medida que progride, vai a ciência desvendando maravilhas insuspeitadas na vastidão sideral. Constantemente se descobrem novos corpos celestes, muitos deles de fulgurante beleza, dispostos em espaços astronômicos fora de qualquer padrão humano, locomovendo-se com velocidades assombrosas numa delicada e sublime harmonia, reflexo da perfeição do Criador.
Se essa constatação nos causa explicável admiração, consideremos que Deus, em sua onipotência, poderia ter criado infinitos universos, com infinitas outras criaturas, e esses infinitos seres estariam em sua presença por toda a eternidade. Dentro de cada um desses mundos, bem saberia Ele como a História se desenvolve a cada instante. Pois, como sublinha São Pedro na Segunda Leitura deste domingo do Advento, “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (II Pd 3, 8).