-->

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Evangelho XIII Domingo do Tempo Comum – Ano c

Comentários ao Evangelho XIII Domingo do Tempo Comum – Ano c
Mons. João Clá Dias
51 "Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o Céu. Então Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à Sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53 Mas os samaritanos não O receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?'. 55 Jesus, porém, voltou-Se e repreendeu-os. 56 E partiram para outro povoado. 57
Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu Te seguirei para onde quer que fores'. 58 Jesus lhe respondeu: ‘As raposas têm suas tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça'.
59 Jesus disse a outro: ‘Segue-Me'. Este respondeu: ‘Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai'. 60 Jesus respondeu: ‘Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus'. 61 Um outro ainda lhe disse: ‘Eu Te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares'. 62 Jesus, porém, respondeu- lhe: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus'" (Lc 9, 51-62).
Ao responder "sim" à voz interior da graça que nos diz: "Segue-me", somos amorosamente "confiscados" por Jesus. Nossa vida já Lhe pertencia, mas, a partir desse momento, nossa entrega a Ele deve ser consciente, elevada e radical.
I - Jesus parte para Jerusalém
A passagem do Evangelho que a Igreja nos apresenta neste domingo assinala um importante marco na vida de Nosso Senhor.

Até esse momento, encontrava-Se Jesus percorrendo a Galileia, "fazendo o bem" (At 10, 38) em todos os lugares por onde Se deslocava. Duas vezes multiplicou os pães e realizou incontáveis outros milagres. Não deixou um só pedido sem ser atendido, uma alma arrependida sem ser perdoada. Tudo isso acarretou-Lhe uma fama extraordinária, da qual poderia tirar grande proveito.

Entretanto, assinala o padre Truyols, "a partir da segunda multiplicação e, até certo ponto, a partir do sermão do Pão da vida na sinagoga de Cafarnaum, levava uma vida mais retirada, ocupado particularmente em instruir Seus Apóstolos".1 Foi nesse contexto que se deram os dois primeiros anúncios da Paixão e a Transfiguração no Monte Tabor (cf. Lc 9, 22-45).
Nos versículos hoje selecionados, Nosso Senhor enceta um longo percurso rumo à Judeia, que marcará o início do Seu retorno ao Pai. Desse momento em diante, todos os acontecimentos da vida do Divino Mestre transcorrem em outra clave.