COMENTÁRIOS AO EVANGELHO III DOMINGO DO ADVENTO (DOMINGO GAUDETE) – ANO B – Jo I, 6-8. I 9-28
6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.
Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem
à Fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram
de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20 João confessou
e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21 Eles perguntaram: “Quem és,
então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “Es o Profeta?”
Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar
uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23 João
declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor” —
conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam
aos fariseus 25 e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o
Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas
no meio de vós está Aquele que vós não conheceis, 27 que vem depois de mim. Eu
não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em
Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando (Jo I, 6-8. I 9-28).
O SALVADOR: DOS BONS ALEGRIA E DESCONCERTO DOS RUINS
A
alegria suscitada pelo iminente nascimento do Redentor é para todos, sem
distinção, ou só para aqueles que abrem o coração ao seu amor transformante?
I - ALEGRIA ANTE A IMINENTE VINDA DO SALVADOR
A Igreja, sendo uma
instituição divina fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Cabeça deste
Corpo Místico, possui a própria sabedoria d’Ele e tudo faz com conta, peso e
medida. Assim, ela dispõe dois domingos do ano que, em meio à penitência, trazem
a alegria: o 39 Domingo do Advento, chamado Domingo Gaudete, e o 49 Domingo da
Qua resma, denominado Domingo Lætare.
O primeiro recebe
este nome da palavra inicial da Antífona da entrada, extraída da Epístola de
São Paulo, Apóstolo, aos Filipenses: “Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete.
Dominus enim prope est — Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo:
alegrai-vos! O Senhor está perto” (4, 4-5).
A perspectiva do
término diminui o sofrimento
A experiência de
todos aqueles que convivem com pessoas atingidas por qualquer sofrimento,
físico ou moral, comprova que este se torna muito mais difícil de suportar pelo
fato de elas não saberem quando será o seu término. Ao se receber agarantia de
que a dor cessará em determinado momento, grande parte do tormento desaparece.
Da mesma forma, sabe-se por estudos científicos que a alegria é causa do
prolongamento de nossa existência e, pelo contrário, quando nos deixamos abater
pela tristeza a vida se encurta.
Algo análogo se
verifica na Liturgia deste Domingo Gaudete — a mais significativa de todo o
Advento —, cujo principal objetivo é dar a cada um a vigorosa esperança de que,
por fim, nosso Redentor está prestes a nascer e ajudar-nos a compreender com
maior profundidade o Vinde, Senhor Jesus!, repetido ao longo destas quatro semanas.
Hoje transpomos o marco da ascensão penitencial e somos cumulados de alegria na
perspectiva da vinda do Esperado de todas as Nações, que quase comemoramos
antecipadamente. Em vista disso, a Igreja celebra este domingo com júbilo,
flores, instrumentos musicais e paramentos róseos, implorando na Oração do Dia:
“dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na
solene Liturgia”.’
A voz que clama no deserto,
contemplada no Evangelho de São João, pede que aplainemos “o caminho do Senhor”,
mudemos de mentalidade e nos enchamos do seu espírito. Mas a Igreja quer que o
façamos em meio à alegria, pois saímos de uma situação ruim, melhoramos e o
progresso só pode ser motivo de regozijo. São Tomás2 explica que a alegria é
fruto do amor e, portanto, quem ama tem alegria. A caridade, por sua vez, leva a
pessoa a ter um grande desejo de possuir aquilo que a enleva, e nós estamos na
expectativa da vinda de alguém que é o Ser por excelência, o próprio Deus
Encarnado, O nosso Redentor.
Resta saber se há
alguma condição para se obter esta alegria, inseparável da vinda d’Ele, ou se
ela se destina a todos, sem quaisquer exigências. A resposta nos é dada pelo
Evangelho.
II - O CONTRASTE ENTRE A ALEGRIA DOS BONS E O DESCONCERTO DOS MAUS
São João escreveu seu
Evangelho na última década do século I, tempo já marcado pela presença de
gnósticos, ebionitas e judaizantes na Igreja nascente, que tentaram deformar a
focalização verdadeira a respeito do Antigo Testamento e até mesmo a Revelação
trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo pela negação de sua personalidade
divina. Embora procurassem mostrar-se cristãos, na realidade, queriam perverter
os outros com suas ideias e fazer proselitismo do mal.
O Evangelista começa
com muita lógica seu relato, por um prólogo no qual afirma de maneira
categórica — como alguém que conviveu com o Filho de Deus Encarnado — que Nosso
Senhor é inteiramente Homem e inteiramente Deus, e apresenta uma testemunha que
confirma esta doutrina, com um argumento de autoridade.
O súbito surgimento de um proteta eliâtico
6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.
Esta testemunha é São
João Batista. Em todo Israel daquele tempo não havia homem com maior prestígio
do que ele. Dotado de uma personalidade de peso, contra a qual ninguém era
capaz de se levantar, era tido em grande conta, a ponto de não poder ser posto
em dúvida. Assim, sua autoridade ratifica as ousadíssimas afirmações cristológicas
feitas pelo Discípulo Amado, na abertura deste Evangelho. E, por isso, o
Precursor já é citado ainda antes da conclusão do prólogo, no versículo 18.
“Surgiu” é um termo
semelhante ao empregado pela Escritura na descrição do inopinado aparecimento
de Elias (cf. Edo 48, 1), dando ideia de que não se sabia quem era João, nem de
onde vinha. O profeta surge de repente, suscitado por Deus, e o faz de forma
sui generis. Veste-se de pele de camelo e se alimenta de gafanhotos e mel
silvestre.
A súbita entrada em
cena de São João Batista e a sua pregação fizeram dele uma figura
convulsionante na sociedade judaica, que abalou o país de alto a baixo,
mobilizou a população, produziu verdadeiro tremor nas consciências e suscitou perplexidade
e interrogação no fundo das almas, a propósito de sua identidade. Inspirado pelo
Espírito Santo, ele não foi exercer sua missão em Jerusalém, mas escolheu as
margens do rio Jordão, onde a ascendência dos mestres da Lei, dos fariseus e
das demais autoridades judaicas era menos efetiva, além de ser local de
passagem das caravanas. E, permanecendo ali por longo tempo, seus ensinamentos
foram se espalhando por toda a nação eleita.
Muitos teciam
comentários a seu respeito, e logo circularam diferentes hipóteses sobre a
figura do Precursor. Uns diziam que era o Messias, impressionados pelas
qualidades destehomem de Deus; outros, baseando-se nas profecias que
mencionavam a volta de Elias, viam nele o grande profeta que tinha retornado de
seu misterioso retiro; por fim, havia quem acreditasse ser o Profeta que
haveria de vir (cf. Dt 18, 15).
Deus ama e institui as mediações
7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz. para
que todos chegassem à Fé por meio dele.
não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
Nestes dois
versículos, o Evangelista sublinha que São João Batista não era a luz, e sim
testemunha de um outro. Podemos imaginar o Precursor como um homem que vivia
emocionado, à espera de quem ele anunciava.
Aqui vemos quanto a
Providência ama o princípio de mediação e envia intercessores para orientar o
povo no rumo das graças que Ela quer derramar. Ensina o Doutor Angélico:
“Alguns homens são ordenados por Deus, de modo especial; e não apenas dão
testemunho de Deus naturalmente, pelo fato de existirem, mas também
espiritualmente, por suas boas obras. Daí decorre que todos os santos varões
são testemunhas de Deus, pois por suas boas obras Deus Se faz glorioso entre os
homens [...]. No entanto, aqueles que não só participam dos próprios dons de
Deus em si mesmos, agindo bem pela graça de Deus, mas os difundem a outros,
falando, mobilizando e exortando, são mais especialmente testemunhas de Deus.
[...] João, então, veio ‘para dar testemunho’, para difundir junto a outros os
dons de Deus e anunciar seu louvor”.3 Tais homens servem de instrumento e, em
certo sentido, de pretexto para a comunicação dessas graças, pois a Providência
as concede em função do que eles dizem, fazem ou apontam. Para uns, de forma
suficiente, para outros, superabundante; para uns, de forma cooperante, para
outros, eficaz, mas a todos dá a graça através do mediador que Ela constitui, a
fim de que as pessoas se convertam.
Continua no próximo post