Comentários ao Evangelho da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do
Universo - (Jo 18,33b-37)
Naquele tempo, 33b Pilatos chamou Jesus e
perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34 Jesus respondeu: “Estás dizendo
isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?”
35 Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O
teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36 Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se
o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse
entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37 Pilatos disse a Jesus: “Então tu és
rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei.
Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele
que é da verdade escuta a minha voz”. (Jo 18,33b-37)
Rei da eternidade
Antes de ser
flagelado, coroado de espinhos e crucijicado, Nosso Senhor Jesus Cristo declara
diante de Pilatos a sua soberania sobre toda a criação: “Eu sou Rei”.
I - A MAIS AUTÊNTICA DAS MONARQUIAS
Ao percorrer as páginas do
Antigo Testamento, um dos episódios da história da nação eleita atrai a atenção
de modo especial. Qual seu verdadeiro significado?
Em determinado momento, os israelitas
sentem-se inferiorizados em relação aos outros povos governados por reis,
enquanto eles vivem num regime teocrático, conduzidos por Deus através dos
juízes. Então, pedem um monarca a Samuel. Discutem com o profeta, que se toma
de indignação, mas são afinal atendidos nos seus anseios. Por fim, é chegada a
hora de estabelecer o novo regime e Deus mesmo manda Samuel ungir Saul como rei
(cf. I Sm 8, 4-22; 9, 17; 10, 1).
Ora, esta monarquia, assim
instituída, nasce de uma infidelidade, e as palavras divinas, explicando ao
último juiz de Israel as razões que levam o povo a agir desta maneira, não deixam
lugar a dúvidas: “Não é a ti que eles rejeitam, mas a Mim, pois já não querem
que Eu reine sobre eles” (I Sm 8, 7). Portanto, a nação eleita não quer mais
ser governada diretamente por Deus. Acrescente-se ainda que as vantagens do
personagem escolhido parecem ser bastante terrenas e naturais: “Não havia em Israel
outro mais belo do que ele; dos ombros para cima sobressaía a todo o povo” (I
Sm 9, 2). A julgar pela descrição, bastou apenas uma apresentação fisica de
destaque e 30 cm de estatura a mais que o comum dos homens para conferir a Saul
o título da supremacia.