-->

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

André e João encontram Jesus - final

Final
42 Levou-o a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas”, que quer dizer Pedra.
Conforme faz notar São João Crisóstomo, Pedro acreditou imediatamente no que lhe transmitiam e quis conhecer o quanto antes o Messias. Por isso deixou-se levar.
Jesus, por seu divino ver, já conhecia Simão desde toda a eternidade. Agora seus olhos humanos coincidiam no mesmo juízo. Deus e Homem lançam, em profecia, a pedra fundamental da futura Igreja. Nenhum dos neodiscípulos deve ter entendido o alcance daquelas palavras, que mais tarde se tornariam claramente explícitas, nestas outras: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18).
Dois olhares marcaram a vida de Pedro: este inicial e o último, após o qual ele “flevit amare” (chorou amargamente) (Lc 22, 62).
 Conclusão
É impossível não constatar, no Evangelho de hoje, a fundamental importância do apostolado pessoal, direto, e sob o poder de uma hierarquia.
Vê-se, já nos primórdios da constituição de sua Igreja, o Divino Redentor preocupado em estabelecer a Pedra-base de seu edifício. Por essa razão, em todo e qualquer sucessor de Cefas, nós devemos honrar essa Pedra, obedecendo com toda submissão às determinações da Igreja.
Roguemos a Maria, Mãe da Igreja, que jamais nos separemos nem um só milímetro da Cátedra Infalível de Pedro, em nossa fé, espírito e disciplina. Que Maria infunda em nossas almas a felicidade de crer no que a Hierarquia ensina, praticar o que ela ordena, amar o que ela ama, e percorrer as suas vias para chegar à glória eterna. ²

1) Decreto Apostolicam Actuositatem,n. 1.
2) Suma Teológica II-II, q. 3, a. 2, ad 2.
3) Discurso aos Homensda Ação Católica Italiana, 12/10/1952.
4) Vida de Nuestro Señor Jesucristo, BAC, 1954, p. 141.
5) Comentarios a los cuatro Evangelios, BAC, 1954, v. III, p. 125.
6) Apud Catena Aurea, Comentários ao Evangelho de S. João, cap. I, vv. 35-36.
7) Bíblia Comentada, BAC, 1964, v. II, p. 985 e 986.
8) Cf. Vida de Nuestro Señor Jesucristo,L.-CL. Fillion, Editorial Voluntad, 1925, Tomo II, v. I, p. 173.
9) Op. cit., idem.
10) Op. cit., p. 987.
11) Op. cit., p. 126.
12) Apud Catena Aurea, idem, vv. 37-40.
13) Apud Maldonado, op. cit. p. 128.
14) Apud Catena Aurea, id. ib.
15) Maldonado afirma que “pode-se considerar como algo certo que, do mesmo modo que André, João, o futuro evangelista, foi ao encontro de seu irmão, Tiago, e o levou ao Senhor. A união dos dois pares de irmãos, amigos e companheiros de pesca, faz suspeitar que os quatro viajaram na mesma caravana para serem batizados pelo Precursor e pensavam retornar juntos à Galiléia, quando sua boa sorte os conduziu à rústica tenda de campanha habitada por Cristo, decidindo ser discípulos, e com Ele com Ele regressaram à sua terra” (op.cit. p. 131).

Nenhum comentário: