-->

quarta-feira, 25 de março de 2015

EVANGELHO DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR

CONCLUSÃO DOS COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR
Crucificado e triunfante!
Em sua infinita sabedoria, o Verbo onipotente promoveu que a cruz fosse um símbolo de horror, rejeição e repugnância; e, depois, ao Se encarnar, abraçou-a para nos redimir e cumprir a vontade do Pai. Desde então a Cruz tornou-se a maior honra, o maior triunfo, a maior glória; no dizer de São Leão Magno,3 transformou-se em cetro de poder, troféu de vitória, signo de salvação. Ela passou a ser o cimo das torres das igrejas, o centro das condecorações, o ponto mais alto das coroas e o sinal que distingue um filho de Deus de um filho das trevas.
Quando Nosso Senhor estava já exangue na Cruz, chagado da cabeça aos pés, prestes a render seu espírito, os sinedritas zombavam d’Ele, dizendo: “A outros salvou, a Si mesmo não pode salvar! O Messias, o Rei de Israel... que desça agora da Cruz, para que vejamos e acreditemos!”. Com muita proprieda de São Bernardo de Claraval comenta este trecho: “O língua envenenada, palavra de malícia, expressão perversa! [...] Pois, que coerência há em ter de descer, se é Rei de Israel? Não é mais lógico que suba? [...] Ou por outra, por ser Rei de Israel, que não abandone o título do reino, não deponha o cetro aquele Senhor cujo império está sobre seus ombros”.4
E foi o que aconteceu. Ao terceiro dia Ele ressuscitou, e no quadragésimo ascendeu ao seu Reino Celeste, onde está sentado à direita do Pai, dominando o mundo inteiro. Rei absoluto, Ele não desceu, mas subiu!
III – A CRUZ SE TRANSFORMA EM GLÓRIA NA ETERNIDADE
A fim de aproveitarmos bem as graças da Semana Santa que hoje se inicia, é necessário que nos compenetremos de que, muito mais que com ramos de palma nas mãos devemos acolher Nosso Senhor com determinações interiores e propósitos, e com a firme convicção de que fomos criados para servir o Homem-Deus, cada qual no seu estado de vida, seja constituindo família, seja como religioso.
Jesus me convoca a segui-Lo! Valendo-se de uma expressiva imagem, São Roberto Belarmino pondera: “Quem vê seu capitão lutar por seu amor, com tal perseverança em lide tão penosa, recebendo tantas feridas e padecendo tão grandes dores, como não se animará a combater a seu lado, a fazer guerra aos vícios e resistir até morrer? Cristo batalhou até vencer e alcançar glorioso triunfo sobre seu inimigo [...]. E se Cristo pelejou com tão grande perseverança, seu exemplo deve dar sumo alento a todos os seus soldados para não se afastarem de sua cruz, e sim pugnar a seu lado até vencer”.5 Eu estarei com Ele, quer na entrada triunfal em Jerusalém, aclamando-O como Rei, quer na Via-Sacra, carregando minha cruz às costas, ou sobre o Gólgota, nela pregado. Será por meio desta cruz que eu obterei a glória da ressurreição, e conviverei com Ele por todo o sempre na verdadeira Jerusalém, a Jerusalém Celeste!
Ao transpor as muralhas desta esplendorosa cidade, “tabernáculo de Deus com os homens” (Ap 21, 3), teremos um autêntico Domingo de Ramos e entenderemos que a cerimônia da qual hoje se participa é mero símbolo dos “bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (I Cor 2, 9). Entretanto, aqueles que persistiram numa concepção mundana e desviada a respeito de Nosso Senhor, negando-se a aceitá-Lo como Ele é, terão um eterno domingo de fogo, enxofre, ódio e revolta!
Peçamos a graça de Compreender que é através da cruz que chegamos à luz “Per crucem ad lucem!” e não há outro meio de conquistar a alegria sem fim. Que a cruz seja a companheira inseparável de cada um de nós até o momento de ingressarmos na Visão beatífica, e continue junto a nós por toda a eternidade, como magnífica auréola de santidade, resplendor de glória.
1 BOSSUE Jacques-Bénigne. Méditations sur l’Évangile. La dernière semaine du Sauveur. Sermons ou discours de Notre Seigneur depuis le Dimanche des Rameaux jusqu’à la Cène. PrJour. In: OEuvres choisies. Versailles: Lebel, 1821, v.11, p.116; 118.
2) SANTO AGOSTINHO. Sermo XCV, n.4. In: Obras. Madrid: BAC, 1983, v.X, p.632.
3) Cf. SAO LEAO MAGNO. De Passione Domini. Sermo VIII, hom.46 [LIX], n.4. In: Sermons. Paris: Du Cerf, 1961, vIII, p.59.
4) SAO BERNARDO. Sermones de Tiempo. En el Santo Día de la Pascua. Sermón I, n.1-2. In: Obras Completas. Madrid: BAC, 1953, v.1, p.497-498.

5) SÃO ROBERTO BELARMINO. Libro de ias Siete Palabras que Cristo habló en la Cruz. Buenos Aires: Emecé, 1944, p.107-108.

segunda-feira, 23 de março de 2015

EVANGELHO DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR

CONTINUAÇÃO DOS COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR
Das aclamações aos gritos de condenação
Digno de nota é também outro aspecto que a Liturgia de hoje nos ressalta. De que adiantou àquela gente aclamar o Senhor com ramos de palma nas mãos e estender seus mantos pelo caminho? Dentro de poucos dias a multidão estaria diante de Pilatos, vociferando: “Crucifica-O! Crucifica-O!”. Tal é a volubilidade das coisas do mundo, e assim são os aplausos estúpidos atrás dos quais correm os insensatos. Querer a aprovação dos homens é querer um dia receber o grito condenatório de todos!
Quão diferente é a estabilidade de Deus! Quando Ele aplaude alguém, o faz pela eternidade inteira. Se a Paixão de Jesus tivesse ocorrido depois de alguns anos de sua entrada solene em Jerusalém, o tempo nos permitiria considerar esta mudança de atitude da opinião pública como fruto de um processo. Mas como explicar uma transição tão fulminante dos louvores ao ódio? Como entender que tenham chegado à infâmia de passar diante de Nosso Senhor crucificado para soltar as blasfêmias referidas no Evangelho?
É esta a lógica do mal, a lógica do egoísmo, a lógica do pecado! Eis um ponto para nosso exame de consciência: eu, que me alegro ao ser tocado pela graça no fundo da alma,se não for vigilante e rígido comigo e consentir numa má solicitação — seja por pensamento, desejo ou olhar —, neste momento estarei encetando o mesmo cami nho daqueles judeus e, em breve, o “Hosana!” cederá lugar ao “Crucifica-O!”
II – O IRREMEDIÁVEL CONFRONTO ENTRE DUAS VISUALIZAÇÕES
Ao analisar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, não é difícil perceber que a pedra de escândalo em função da qual os campos se dividem é a concepção a respeito do Messias. De um lado, temos a visão política; de outro, a religiosa. E esta última — a verdadeira — é perseguida com ódio de extermínio por aqueles que aderiram à visão falsa.
Esta noção equivocada do povo não se diferenciava muito dos anseios dos membros do Sinédrio. Também eles esperavam que o Salvador de Israel fosse um habilidoso político, capaz de modificar completamente o estado da nação. E como se davam conta de que Nosso Senhor não usaria de nenhuma espécie de favoritismo em relação a eles se, de fato, subisse ao poder, O invejavam e não suportavam sua presença.
Jesus: Profeta por excelência e Vítima de sua própria missão
Na primeira leitura (Is 50, 4-7) deste domingo, encontramos prefigurada em Isaías a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto Profeta por excelência, chamado a conduzir os homens nas vias de Deus.
O Altíssimo, ao suscitar os profetas, os constitui seus intermediários junto aos homens. Ora, este encargo tão excelente aos olhos de Deus exige de quem o recebe a disposição de se entregar como vítima expiatória: “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas” (Is 50, 6). Ou seja, o profeta é incompreendido. Por quê? Pelo fato de andar contra a corrente, de alertar o povo de seus desvios e indicar o caminho da moral, do direito, da retidão, da santidade, oposto ao das paixões desregradas.
E foi o que aconteceu ao Salvador: “Veio para o que era seu, mas os seus não O receberam” (Jo 1, 11). Ele vinha oferecendo não só aos judeus, mas à humanidade inteira, a “gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8, 21); todavia, muitos preferem a pseudoliberdade de todos os seus instintos, isto é, a libertinagem. Ele Se encarnou para nos dar a filiação divina, pela qual nos tornamos príncipes, não de uma casa que hoje reina e amanhã se extingue, e sim herdeiros do trono celeste, “co-herdeiros de Cristo” (Rm 8, 17). E mais: Deus quis não só adotar-nos como filhos, mas também outorgar uma participação real em sua vida, como se em nossas veias corresse o próprio Sangue divino: “Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (I Jo 3, 1). No entanto, foi o convite a esta divinização, pela graça, que os homens rejeitaram!
Signo da História do Cristianismo
Ao escolher entrar em Jerusalém de forma tão modesta, como símbolo de contradição, visava, pois, mostrar o quanto sua realeza é muito distinta da esperada pelos judeus. Ele mesmo o declarará diante de Pôncio Pilatos, autoridade máxima da Judeia: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18, 36). Se, pelo contrário, Ele houvesse Se apresentado como rei deste mundo, teria sido estimado e carre gado em triunfo, inclusive por seus inimigos.
O antagonismo entre a verdadeira e a falsa visualização do Salvador é o signo da História do Cristianismo, e o será até o fim dos tempos. Sempre haverá quem queira servir-se da Igreja e dos dons de Deus para interesses materiais e profanos e, em consequência, odiará aqueles que reputam “como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo” (Fl 3, 8). Estes últimos são pedras de escândalo vivas, a lembrar ao mundo a verdadeira doutrina a respeito de Nosso Senhor. Ele tem duas naturezas, a humana e a divina, unidas na Pessoa única do Verbo, e não é possível separar a humanidade de Cristo de sua divindade.
Alegria e tristeza, glória e dor
Ora, em virtude da união hipostática, Jesus poderia nos ter redimido com um simples ato de vontade, um movimento de mão ou até uma lágrima... Contudo, conforme ensina São Paulo na segunda leitura (Fl 2, 6-11), Cristo “não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas Ele esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-Se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-Se a Si mesmo, fazendo-Se obediente até à morte, e morte de Cruz” (Fl 2, 6-8).
É com vistas a este holocausto que Jesus entra em Jerusalém, a fim de nos livrar da condenação eterna, abrir as portas do Céu e comprar a nossa ressurreição. Em razão disso, a Liturgia aqui contemplada se caracteriza pelo contraste entre alegria e tristeza. A nota de júbilo está nos paramentos vermeihos, nos cânticos, nos ramos de palma, nas folhas de oliveira e no Evangelho da Procissão que exalta Nosso Senhor enquanto Rei. Não obstante, a par desta apoteose, o Evangelho da Missa narra a Paixão.
Não seria mais adequado reservar este texto apenas para a Sexta-Feira Santa? Não! Em sua divina e infalível perfeição, a Igreja pôs a Cruz no centro das considerações do Domingo de Ramos, bem como de toda a Semana Santa: Nosso Senhor, no Horto das Oliveiras, é preso por uma tropa armada de espadas e paus, como se fosse “um bandido” (Mc 14, 48); diante do tribunal de Pilatos, a multidão, instigada pelos sumos sacerdotes, pede o indulto de um assassino, Barrabás, em detrimento da libertação d’Ele; no Pretório, os soldados O flagelam, põem em sua cabeça uma coroa de espinhos e O escarnecem; segue-se a Via-Sacra, até o momento em que, no alto da Cruz, flanqueado por dois ladrões, Jesus brada com força e expira, e, naquela mesma hora, o véu do Templo se rasga.

A Cruz, sinal de contradição! Por que o Redentor escolheu este tipo de morte? Era de todos o mais ignominioso, reservado aos piores bandidos. O condenado à crucifixão era alvo do desprezo geral. A caminho do suplício, as pessoas debochavam e lhe lançavam cusparadas, e, quando os algozes o levantavam no madeiro, era costume aproximarem-se para ridicularizá-lo. Este gesto contribuía para aumentar a vexação e, por conseguinte, avivava no povo o medo de praticar algum crime. Enfim, o que havia de mais execrável Nosso Senhor quis para Si. A este propósito se pergunta Santo Agostinho: “Que há mais belo que Deus? Que há mais disforme que um crucificado?”.2
Continua no próximo post