-->

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Evangelho IV Domingo da Páscoa - Ano A

Comentários ao Evangelho IV Domingo da Páscoa - Ano A
"Naquele tempo, disse Jesus: 1 ‘Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos'. 6 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que Ele queria dizer. 7 Então Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, Eu sou a Porta das ovelhas. 8 Todos aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9 Eu sou a Porta. Quem entrar por Mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância'" (Jo 10, 1-10).
O redil só tem uma Porta
O Céu, fechado para a humanidade depois do pecado original, nos foi aberto para sempre por Aquele que é o Cordeiro, o Bom Pastor e a Porta do redil.
I - Os graus de perfeição na obra da criação
Quem contempla a natureza criada percebe facilmente uma gradação em que verdade, bondade e beleza se tornam mais intensas e nobres à medida que se sobe na escala dessa magnífica obra de Deus.
Basta observar, por exemplo, no reino animal, uma formiga transportando alimento para o formigueiro. Manifesta ela tal tenacidade e retidão no cumprimento de seu objetivo, que se fosse tomada como modelo de disposição para o trabalho, levaria qualquer país à prosperidade. Ou, então, um colibri quando paira no ar e bate as asas com encantadora elegância, de modo tão rápido que nem é possível distingui-las com nitidez. Ou ainda o esquilo, animal tão ordenado que, além de ser monogâmico, é dotado de certo instinto de propriedade pelo qual defende energicamente seu terreno, não permitindo que ninguém o invada.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Homilia: Discípulos de Emaús

Os discípulos de Emaús caminham desanimados pela morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas Jesus vai operar de modo magnífico em suas almas, reacendendo neles a fé muito abalada.





Veja a continuação da homilia de Mons João Clá Dias  Clicando aqui