-->

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Comentário 1 João 3, 8

Há uma expressão de São Tomás de Aquino encontrada sete vezes na Suma Teológica: Bonum ex integra causa, malum ex quocumque defecto; o bem procede de uma causa íntegra. O que é o mal? Qualquer defeito é o mal. Então, o bem sempre procede de uma causa íntegra. Quando há um pequeno defeito, uma pequena miséria, essa miséria e esse defeito participam do mal. Que mal? Demônio.
Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio.(1Jo 3,8)
Então, o pecado, em qualquer grau que seja — pode ser um mero defeito, uma pequena arranhura — já participa do mal.
Vamos supor que uma pessoa tenha nascido com a face perfeitamente bem calculada por Deus. Porém, quando era pequena, teve um desastre: a avó era cega e foi indicar onde é que estava uma coisa qualquer; ao fazer um movimento com a mão portando uma tesoura, cortou uma pontazinha do nariz da criança. A face era perfeita, mas essa ponta do nariz ficou cortada. E já ficou com a face defeituosa.
Nós vamos comprar uma caneta. Uma caneta muito bonita, etc., mas tem um arranhão. E dizemos para o homem da loja:
— Eu não quero essa caneta. Ela é bonita, mas eu quero uma que não tenha nenhum arranhão.
Ninguém quer um arranhão num objeto que vai comprar, porque o objeto tem que ser íntegro, tem que ser perfeito.
Imaginem que nós ganhamos um caderno novo para fazer as anotações durante o ano, para fazer estudos. Quando pegamos o caderno e o abrimos, vemos que todas as páginas estão limpas, em ordem; o dorso e a capa são dourados; tudo está novinho em folha. Vem até com plástico em cima para, tirado o plástico, ver-se que está tudo novinho. Ora, se, uma vez tirado o plástico, tiver um risco de alto a baixo, decepção. Ninguém quer esse caderno.
É assim: todo e qualquer defeito participa do defeito total. E o defeito total é aquela postura que tem Satanás: revolta e ódio contra Deus. Então, quem peca, é filho do demônio. Quem comete uma falta, na hora em que comete a falta, é filho do demônio.*


*Trecho adaptado sem conhecimento e/ou revisão do autor.

Nenhum comentário: