-->

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comentários Isaías 40, 25-28

Is 40,25-28
Com quem havereis de me comparar e a quem Eu seria igual? Levantai os olhos a Deus e vede: quem criou tudo isso?
Quem criou as estrelas, a lua, o sol, as nuvens, a cor azul do céu; de onde vem esse azul do céu? Um azul lindíssimo durante o dia, quando o sol está nascendo, que vai mudando de intensidade. Depois, são vários azuis, quando há umas nuvens, são uns azuis que não há artista que consiga imitar. Que tintas podem imitar esse céu? São céus que a gente não vê reproduzido em quadro de Claude Lorrain nenhum, são uns céus lindíssimos. Claude Lorrain é um grande artista, ele imita algo daquilo; nós vemos que, na realidade, as pinturas dele são pinturas extraordinárias, com tintas extraordinárias. Está bem, mas não dão a realidade, a realidade é outra .
Olhe para o alto, esse veludo quase negro que se estabelece numa noite de lua nova. Esse veludo, de um azul que o homem procura imitar, chama-se noite, esse azul é lindíssimo. Nós vemos o homem tentando imitar, em alguma coisa nos faz lembrar, mas a realidade é muito mais bela!
Quem criou tudo isso? Aquele que criou em número o exército das estrelas, chama a cada uma pelo nome; cada uma das estrelas tem nome para Deus. Ele conhece perfeitamente cada uma. Assim como nós conhecemos o planeta Marte, Saturno, Netuno, cada estrela tem seu nome.
Tal é a grandeza e o poder de Deus  que a nenhuma delas falta nome, Ele conhece o nome de todas.
Então porque dizes Jacó e porque falas Israel: minha vida ocultou-se da vista do Senhor. E meu julgamento escapa, ó meu Deus!
Quem é que pode dizer que foi esquecido por Deus? Se Ele não esquece as estrelas, como se esquecerá de um elemento vivo? Nós, às vezes, quando estamos andando, vemos umas formiguinhas. Para nós, é uma formiga. Que diferença há entre uma formiga e outra? Olhando em um microscópio, é claro, uma tem uma pata mais comprida, um chifrinho mais elegante; a outra, um chifrinho meio feio. Para nós, não quer dizer nada, mas Deus conhece cada uma das formigas pelo nome. Para Deus, cada formiga tem um nome. Como é possível que eu julgue que Deus me esqueceu e que o julgamento de Deus desapareceu sobre mim?
Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra. Ele não falha, nem se cansa. É insondável Sua sabedoria.
É uma sabedoria que não tem limite, é infinita.

Trecho adaptado para linguagem escrita, sem conhecimento e/ou revisão do autor.

Nenhum comentário: