-->

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A conversa noturna com Nicodemos - final

parte final
20Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de que não sejam reprovadas as suas obras; 21 mas aquele que procede segundo a verdade, chega-se para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas segundo Deus.
Com sabedoria, assevera Maldonado que ninguém ama mais a virtude, a santidade, as belas cerimônias litúrgicas e a própria Igreja, do que as almas em estado de graça, portanto, livres do pecado. De outro lado,“o pecado é raiva, e odeia o médico e a água que pode curá-lo” (14).
Oração Final
Jesus, em sua infinita bondade, quis o melhor dos efeitos para a alma de Nicodemos ao longo dessa conversa nocturna, a qual passou para a história e hoje se desenrola diante de meus olhos, nesta Liturgia. Quando eu me coloco no lugar de Nicodemos, brotam no fundo de meu coração anseios de adoração, arrependimento e súplica, em face dessa Luz que veio ao mundo:
“Não permitais, ó meu Jesus, que eu faça parte dos que odeiam a luz. Fazei com que eu creia ‘no nome do Filho Unigênito de Deus’. Por Maria Santíssima, eu Vos peço, concedei-me a graça de uma plena dor de minhas faltas, considerando-me o maior de todos os pecadores, sem jamais perder a confiança no ilimitado valor de vosso Preciosíssimo Sangue. Aumentai minha esperança, minha fé e meu amor a Vós, para que, na vossa luz, eu possa vir a contemplar a luz por toda a eternidade. Amém.”

1)      Cf. Jo 19, 39.
2)       Cf. Jo 3, 2-13. 3 )
3)      Cf. Nm 21, 4-9. 4
4)       O verbo de Deus — Evangelho de São João comentado por Santo Agostinho, Coimbra, 1954, vol. I, pp. 323324.
5)       Cf. por exemplo, Dn 7, 13ss; Ez cap. 2 e 3; Is 51,12.
6)      Cf. cap. VI do Evangelho de São João.
7)      Cf. Jo 3, 5-8.
8)       Comentarios a los cuatro Evangelios, BAC, Madrid, 1954, vol. III, p. 207.
9)       Cf. cap. VIII da Epístola aos Romanos.
10)    Cf. Jo 3, 2.
11)    Apud São Tomás de Aquino, Catena Aurea.
12)    Ibidem.
13)    O verbo de Deus, pp. 326-327.
14)    Maldonado, op. cit., p. 211.

Nenhum comentário: