-->

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Comentários ao Evangelho XXX Domingo do Tempo Comum - Ano B - Mc 10, 46-52

Continuação dos comentários ao Evangelho Mc 10, 46-52
51Tomando Jesus a palavra, disse-lhe: “ Que queres que te faça?” O cego respondeu: “Rabboni, que eu veja!” Então Jesus disse-lhe: “ Vai, a tua fé te salvou”. No mesmo instante recuperou a vista, e seguia-O no caminho.
Mais uma vez o Divino Mestre, para robustecer a fé do cego, apesar de conhecer o grande desejo de sua alma, pergunta-lhe qual era sua demanda. Bartimeu, que tanto clamara pelo Filho de Davi sem obter a visão, responde chamando-O de “Senhor” (conforme dizem Mateus e Lucas), fato suficiente para demonstrar o quanto ele acreditava na divindade de Jesus, e recebe, além de um elogio à sua fé, a recuperação da vista.
Este acontecimento foi extremamente didático e comprobatório da messianidade de Jesus. Justamente no início da sua última subida a Jerusalém, quando Ele se dirigia para a morte, um cego recupera a vista por proclamar o Filho de Davi como sendo seu Senhor...
Assim termina Orígenes os comentários das últimas palavras do Evangelho de hoje: “Também a nós, que estamos sentados próximo ao caminho das Escrituras e sabemos em que consiste nossa cegueira, se pedirmos com todo o empenho, o Senhor nos tocará, abrirá os olhos de nossas almas e afastará de nossos sentidos as trevas da ignorância, a fim de que O vejamos e sigamos, única finalidade que Ele tinha ao nos conceder a vista” (7).
No próximo post as aplicações deste evangelho  para nossa vida.

Nenhum comentário: