-->

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR — 2 DE FEVEREIRO — 2014

CONCLUSÃO DOS COMENTÁRIOS À FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR — 2 DE FEVEREIRO — EVANGELHO Lc 2, 22-40
34ª Simeão os abençoou e disse a Maria, a Mãe de Jesus...
Cabia-lhe abençoar, pois era da raça de Levi, sacerdote, portanto. É à Corredentora que ele se dirige.
Sinal de contradição, para se revelarem os segredos dos corações
34b “Este Menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição”.
No primeiro livro de suas homilias, São Beda, o Venerável, assim se expressa: “Com júbilo ouvem-se essas palavras, que exprimem haver sido destinado o Senhor a conseguir a ressurreição universal, conforme o que Ele mesmo disse: ‘Eu sou a ressurreição e a vida; o que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá’ (Jo 11, 25). Mas quão terríveis soam aquelas outras palavras: ‘Este Menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento!’.
“Verdadeiramente infeliz aquele que, depois de haver visto sua luz, fica, sem embargo, cego pela névoa dos vícios.., porque, segundo o Apóstolo ‘melhor fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a lei que lhes foi ensinada’ (II Pd 2, 21).
“Contradizem-No os judeus e gentios, e, o que é mais gra ve, os cristãos que, professando interiormente o Salvador, des mentem-No com suas ações”.6
35a ‘Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.
Continua São Beda: ‘Antes da Encarnação, estavam ocultos muitos pensamentos, mas uma vez nascido na Terra o Rei dos Céus, o mundo se alegrou, enquanto Herodes se perturbava e com ele toda Jerusalém. Quando Jesus pregava e prodigalizava seus milagres, enchiam-se as turbas de temor e glorificavam o Deus de Israel; mas os fariseus e escribas acolhiam com raivosas palavras quantos ditos procediam dos lábios do Senhor e quantas obras realizava.
“Quando Deus padecia na Cruz, riam com alegria néscia os Impios, e choravam com amargura os piedosos; mas, quando ressuscitou dentre os mortos e subiu aos Céus, mudou-se em tristeza a alegria dos maus, e se converteu em gozo a pena dos amigos”.7
Ainda hoje e até o Juízo Final, os cristãos, outros Cristos, são “sinais de contradição” e, em função deles, revelar-se-ão os pensamentos escondidos nos corações de muitos.
Maria, Corredentora, e o amor às nossas cruzes
35b “Quanto a Ti, uma espada Te traspassará a alma”.
Maria é Corredentora do gênero humano. Essa profecia de Simeão, Ela já a conhecia. Mais ainda, estaria gravada em seu espírito até a ressurreição de Jesus. Ela é a Rainha dos Mártires e, desde a Anunciação, sofreria com Cristo, por Cristo e em Cristo.
Nós somos convidados neste trecho do Evangelho a dar um caráter de holocausto às dores que nos forem permitidas pela Providência. Tenhamos amor às cruzes que nos cabem, unindo-nos a Jesus e a Maria nessa grandiosa cena da Apresentação.
 1) FREI LUÍS DE GRANADA. Jesucristo Redentor. LIII. In: Obra Selecta. Madrid: BAC, 1952, p.765-766.
2) SAO TOMAS DE AQUINO. Suma Teológica. III, q.37, a.3, ad 4.
3) Cf. SAO BEDA, apud SÃO TOMÁS DE AQUINO. Catena Aurea. In Lucam, cli, v.22-24.
4) Cf. SANTO AMBROSIO, apud SÃO TOMÁS DE AQUINO, Catena Aurea, op. cit., v.25-28.
5) SÃO BEDA, apud SÃO TOMÁS DE AQUINO, Catena Aurea, op. cit., v.25-28.
6) SÃO BEDA Homiliæ Genuinæ. L.I, hom.XV: ML 94, 81.

7) Idem, 82.

Nenhum comentário: