Continuação dos comentários ao Evangelho — 6º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Mc 1, 40-45
Cura do leproso
“E foi ter com Ele um leproso, fazendo-Lhe suas súplicas,
e, pondo-se de joelhos, disse-Lhe: ‘Se queres, podes limpar-me’”.
A lepra sempre foi
uma enfermidade dramática, com inenarráveis sofrimentos físicos e graves
consequências sociais. Naqueles tempos era, ademais, na maior parte das vezes
incurável.
A mais temida das doenças
Pequenas manchas
brancas, insensíveis, em qualquer parte da epiderme — as quais, com o tempo,
degeneram em úlceras e se espalham por todo o corpo — podem ser indício desse
mal. No seu auge, pés e mãos se tornam edemaciados, as carnes se rasgam, as
unhas caem e, em seguida, também os dedos e artelhos. A face se torna
monstruosa e a voz enrouquece. Das narinas — já à mostra pela degenerescência
de seu exterior, pois o nariz acaba por se descarnar — escorre um líquido
purulento que se soma a uma terrível fetidez do hálito. Esses efeitos acabam
por produzir na vítima, além das dores físicas, um abatimento de ânimo tão
grande que facilmente o leva ao desespero, e, por fim, à morte. Se, pelo
contrário, obtém a cura, uma assombrosa alvura lhe reveste o corpo de alto a
baixo.
Por isso, essa doença
era das mais temidas entre os judeus, e muitas vezes julgavam-na um castigo de
Deus (cf. II Cr 26, 19-20); quando se indignavam contra alguém, só em casos
extremos desejavam-lhe essa praga (cf. II Sm 3, 29 e II Rs 5, 27).
Ao ser declarado
impuro pelo sacerdote, o leproso era imediatamente excluído do convívio social.
Devia passar a morar no campo, podendo relacionar-se somente com outros
leprosos (cf. Lc 17, 12). Não se tratava de viver em presídio, pois nas cidades
não cercadas por muralhas, podia entrar nas sinagogas e até permanecer num
recanto, isolado de todos por uma balaustrada, desde que entrasse por primeiro
e saísse em último lugar. Entretanto, a própria deambulação se tornava cada vez
mais dificultada para ele, pois esse mal penetrava lentamente em todo o
organismo, atingindo não só as carnes, mas também os músculos e tendões, nervos
e ossos. Para acentuar essa nota de dramaticidade, com sua voz roufenha, e por
detrás de um lenço de linho que cobria a parte inferior da face, era obrigado a
bradar aos transeuntes: “Tamé! Tamé!” (Impuro! Impuro!), para, assim, evitar
que dele se aproximassem (cf. Lv 13, 45).
Em meio ao avanço da doença, progride também a fé
O leproso do Evangelho
de hoje deveria ter um tanto de vida interior, estando, portanto, habituado de
certo modo à oração. Por isso, ao ajoelhar-se, manifesta, no fundo, a mesma fé
e humildade do centurião quando disse a Jesus: “Senhor, eu não sou digno!” (Mt
8, 8). A cena faz-nos recordar, também, a oração do publicano em contraposição
à do fariseu que sobe ao Templo para rezar. Nos três casos, trata-se de uma
humildade autêntica, de coração, pois Deus não suporta a hipocrisia. Quantas
orações não terá Deus rejeitado, ao longo dos séculos, por causa do orgulho
farisaico com que foram realizadas!
Em meio ao avanço de
sua ruína física, progredia também a fé do leproso, a ponto de, ao encontrar-se
com Jesus, crer na Sua onipotência divina e na Sua bondade infinita. Estava certo
de que uma simples manifestação da vontade do Salvador era suficiente para
curá-lo.
Bem comenta São Beda
essa humildade toda feita de fé:
“E porque o Senhor
disse: ‘Não vim abolir a Lei, mas levá-la à perfeição’ (Mt 5, 17), aquele que,
como leproso, estava excluído da Lei, julgando ter sido curado pelo poder de
Deus, indicou que a graça, a qual pode lavar a mancha do leproso, não estava na
Lei, mas acima dela. E em verdade, assim como se declara no Senhor a autoridade
do poder, declara-se nele a constância da fé. ‘E pondo-se de joelhos,
disse-Lhe: se queres, podes limpar-me’. Ele se ajoelha, caindo de rosto em
terra, o que é sinal de humildade e vergonha, para que cada qual se envergonhe
das manchas de sua vida. Essa vergonha, porém, não impede sua confissão: mostra
a chaga e pede o remédio, e a própria confissão está cheia de religião e de fé.
‘Se queres’, diz ele, ‘podes’; ou seja, pôs o poder na vontade do Senhor. Não
duvidou da vontade de Deus como um ímpio, mas como quem sabe quanto é indigno
dela, por causa das manchas que o enfeiam”.5
Se somos
reconhecedores de nossas misérias, como o Publicano, devemos também reconhecer
o quanto o pecado é a lepra da alma. Se esta fosse tão visível quanto a física,
quão mais repulsiva seria aos olhos de todos! Porém, nada está oculto para
Deus, e é assim que são vistas por Ele as almas dos que se encontram no pecado.
Vendo Jesus, o
leproso “foi ter com Ele”. Compreende que, para sua felicidade, bastava-lhe
aproximar-se do Salvador. É de desejar que o mesmo se passe conosco, ou seja,
que jamais desviemos de Cristo nosso olhar.
Ternura, bondade e compaixão do Divino Médico
“E Jesus, compadecido
dele, estendeu a mão, e, tocando-o, disse-lhe: ‘Quero; sê limpo’. E, tendo dito
estas palavras, imediatamente desapareceu dele a lepra, e ficou limpo”.
A reação de Jesus não
foi de estranheza, menos ainda de desprezo ou de horror, mas sim de compaixão.
Assim Se manifesta Seu Sagrado Coração quando Lhe apresentamos, com humildade e
verdadeiro arrependimento, nossas misérias.
E ainda mais patente
se torna Sua ternura e bondade para com o leproso, ao tocá-lo. “Por que o
Senhor o tocou, quando a Lei proibia tocar os leprosos?” — pergunta Orígenes. E
dá a resposta: “Tocou-o para mostrar que ‘todas as coisas são limpas para o
limpo’ (Tt 1, 15), já que a sujeira de uns não adere a outros, nem a imundície
alheia mancha os imaculados. Tocou-o, ademais, para demonstrar humildade, para
ensinar-nos a não desprezar ninguém por motivo das feridas ou manchas do corpo,
que são uma imitação do Senhor e foi por isso que Ele mesmo o fez. [...] Ao
estender a mão para tocá-lo, a lepra desapareceu; a mão do Senhor não encontrou
a lepra, mas tocou um corpo já curado. Consideremos nós agora, queridíssimos
irmãos, que não se encontre em nossa alma a lepra de nenhum pecado; que não
retenhamos em nosso coração nenhuma contaminação de culpa; e se a tivermos,
adoremos imediatamente o Senhor e Lhe digamos: ‘Se queres, podes limpar-me’”.6
Na mesma linha,
comenta São João Crisóstomo: “E o Senhor não Se contentou em dizer: ‘Quero, sê
limpo’, mas estendeu sua mão e tocou o leproso. Isto é muito digno de
consideração. Com efeito, podendo limpá-lo com sua simples vontade e palavra,
por que acrescenta o contato com a mão? Na minha opinião, somente porque quis
mostrar também aqui que ele não estava sujeito à Lei, e que doravante, ‘para o
limpo tudo haveria de ser limpo’ (Tt 1, 15) [...] Jesus dá a entender que Ele
não cura como servo, mas como Senhor, e não vê inconveniente em tocar o
leproso. Pois não foi sua mão que se manchou com a lepra, mas o corpo do
leproso que ficou limpo ao contato com a mão divina”.7
Torna-se claro, por
este versículo, como da parte de Jesus está sempre a onipotência divina
desejosa de salvar-nos, desde que não coloquemos obstáculo. Por isso se, opondo-Lhe
resistência, não nos aproveitamos das liberais disposições de nosso Redentor
para nos curar de nossa “lepra” e nos santificar, seremos nós, e unicamente
nós, os culpados.
O caráter instantâneo
da cura demonstra o poder absoluto de Sua vontade e nos leva a supor que o
ex-leproso ficou mais belo em seu aspecto geral do que antes de ter contraído a
enfermidade. Esse acontecimento nos enche de confiança, pois também nós podemos
obter a cura de nosso orgulho e de tantos outros defeitos, se com ardor, humildade
e perseverança formos ao encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo, implorando-Lhe
que de nós se compadeça.
Por isso, jamais
devemos nos desesperar da cura de nossas misérias espirituais, por piores que
estas possam ser. Nunca poderão elas ultrapassar o infinito poder de Deus, para
Quem sempre bastará um simples ato de vontade. E, quanto mais insolúveis
pareçam ser nossas crises, mais rutilante será a glória do Divino Médico. Se a
Ele recorrermos, encontraremos ternura, bondade e compaixão.
Continua no próximo post
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