-->

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tudo se obtém pela fé! (fim)

O grande prêmio da Fé humilde e sem rancor
Sem embargo, não podemos nos esquecer de que ali estava o melhor de todos os senhores, o mais bondoso de todos os pais, e não deixavam de ser humilhantes aquelas palavras. Porém em nada ofenderam a mulher prostrada a seus pés. A humildade autêntica não se ofende com nada. Em contrapartida, o orgulho e a soberba são causas das piores cegueiras. Pelo instinto materno e pela perspicácia própria às almas realmente humildes, percebendo o expediente que Jesus colocava à sua disposição, com todo o respeito ela replicou:
27 “Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
Nesta declaração, humildade e Fé se abraçam e se osculam. Manifestando quanto é cândida sua alma, a Cananéia aceita com inteira cordura as incisivas palavras de Jesus. Ela continua a chamá-lO de Senhor, mostrando disposições de adoração, e argumenta dentro de uma lógica impecável em favor de suas necessidades.
28 Então Jesus disse-lhe: “Ó mulher, grande é a tua Fé! Seja-te feito como queres”. E, desde aquela hora, a filha dela ficou curada.
Eis quanto mais valem a Fé, a perseverança e a humildade do que a própria intercessão dos santos. O que nem os Apóstolos conseguiram, ela arrancou de Nosso Senhor e até mesmo aparentemente contra a vontade d’Ele. E, além do mais, o favor obtido vinha acompanhado de um belo elogio.
CONCLUSÃO
A Cananéia não teve medo de ser importuna, nem esmoreceu um só momento em seu ânimo e em sua Fé. O que realmente desejava era obter a cura de sua filha. Havia uma inteira correspondência entre seu anseio e seu pedido. Aqui se encontra uma condição essencial de uma boa oração: querer de fato aquilo que se pede. Inúmeras vezes não conseguimos atingir nossos objetivos porque não é autêntica nossa súplica.
Outro ensinamento que podemos extrair do Evangelho de hoje é a necessidade de nos instruirmos sobre a verdadeira e boa doutrina. A Cananéia ouviu e se informou a respeito dos atos e das pregações de Jesus. Isso lhe foi fundamental para crer. Um grande mal de nossos dias, a ignorância religiosa, talvez seja a principal causa dos dramas atuais, conforme nos afirma a Escritura: “Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há verdade nem misericórdia nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. (...) Porque meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os 4,1-6).

Nenhum comentário: