-->

quarta-feira, 5 de junho de 2013

EVANGELHO X DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C - 2013

Clique aqui para ler os comentários do XIV Domingo do Tempo Comum Ano C 2013

CONCLUSÃO DOS COMENTÁRIOS AO EVANGELHO – 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM  ANO C 2013  Lc 7, 11-17
Nosso Senhor toma a iniciativa da nossa conversão
Entretanto, o ponto que mais deve atrair nossa atenção, ao considerar esta passagem do Evangelho, é o fato de o próprio Cristo haver tomado a iniciativa de operar aquela ressurreição, sem que a viúva lhe houvesse pedido ou alguém intercedesse em favor dela. Ademais, tudo indica ter sido a primeira vez que Jesus visitava a cidade de Naim e, portanto, os habitantes talvez ainda nem sequer O conhecessem, de modo que Ele não iria exigir um ato de fé da senhora nem do povo que a acompanhava. Por conseguinte, neste caso, Ele quis realizar um milagre estupendo, passando por cima de todas as regras, por haver sentido compaixão.
Em Jesus, a capacidade de compadecer-Se das misérias e das necessidades dos outros é insuperável, inefável e até inimaginável por qualquer mente humana, pois é infinita e provém de um Coração arrebatado de amor pelo Pai e, portanto, de amor aos homens, em Deus. Esse Coração, por ser humano, é também sensível. Ele ama a frágil natureza de suas criaturas, que Ele mesmo assumiu ao vir ao mundo, e quer cumulá-la de bens, para fazê-la reinar consigo na eternidade. Tendo Ele subido aos Céus, a caridade de seu Sagrado Coração permanece sempre junto a nós. Assim sendo, “conservemos firme a nossa fé. Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas” (Hb 4, 14-15). Pelo contrário, se ao longo de sua vida terrena atendeu a todos os que d’Ele se aproximaram, e moveu-Se de piedade por uma pobre viúva que cruzou seu caminho, por que não terá pena de nós quando nos acharmos numa situação de necessidade? Quantas vezes Ele mesmo dá o primeiro passo para se encontrar conosco, tomando a iniciativa de nos salvar de algum perigo, sem ao menos Lhe havermos dirigido uma súplica, numa maravilhosa atitude que deixa patente a ternura de seu amor por cada um de nós!
Nada devemos temer
Por isso, vale a pena viver em função da Palavra que nos ressuscitou para a vida eterna e nos dá o ânimo necessário para seguir adiante, enfrentando todos os obstáculos, e considerando-os apenas como elementos permitidos por Deus para aumentar os nossos méritos. E se tivermos a infelicidade de cair em pecado, não julguemos que Ele vai nos rejeitar. Também os mortos, na legislação judaica, não podiam ser tocados. Entretanto, o Evangelho deste domingo nos mostra Jesus aproximando-Se do féretro, para nele tocar e ressuscitar aquele jovem falecido.
Não nos alarmemos, então, com as possíveis tragédias que nos possam sobrevir. Nas circunstâncias mais difíceis, quando o sofrimento nos assaltar, deitando sua negra sombra sobre nossa vida, lembremo-nos de que nunca padecemos sozinhos, pois há Alguém que também passa ao nosso lado e nos acompanha com seu olhar, porque nos ama com um Coração de Pai compassivo e deseja a nossa salvação eterna. E, sendo Senhor de tudo, tem poder de sempre nos livrar de todos os perigos e penas que possam nos ameaçar. Isso deve ser motivo de sustentação e de alegria para nós.
1 BUSSIÈRES, Le Baron Th. Conversion de M. Marie-Alphonse Ratisbonne. Rélation authentique. 2.ed. Paris: Ambroise Bray, 1859, p.19.
2 Idem, p.29.
3 ROYO MARÍN, OP, Antonio. Somos hijos de Dios. Madrid: BAC, 1977, p.60.
4 SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. I-II, q.109, a.6, ad 1.
5 SANTO AGOSTINHO. De gratia et libero arbitrio. L.XIV, n.30. In: Obras. 3.ed. Madrid: BAC, 1971, v.VI, p.248-249.
6 Cf. FERNÁNDEZ TRUYOLS,SJ, Andrés. Vida de Nuestro Señor Jesucristo. 2.ed. Madrid: BAC, 1954, p.276; GOMÁ Y TOMÁS, Isidro. El Evangelio explicado. Años primero y segundo de la vida pública de Jesús. Barcelona: Rafael Casulleras, 1930, v.II, p.219.
7 Cf. GOMÁ Y TOMÁS, Isidro. El Evangelio explicado. Introducción, Infancia y vida oculta de Jesús. Preparación de su ministerio público. Barcelona: Rafael Casulleras, 1930, v.I, p.147.
8 Cf. GOMÁ Y TOMÁS, El Evangelio explicado. Años primero y segundo de la vida pública de Jesús, op. cit., p.219.
9 SÃO JOÃO CRISÓSTOMO. Sermo in Ev. Math. LXXIII, n.1. In: Obras. Madrid: BAC, 1956, v.II, p.463.
10 BADET, Jean-François. Jésus et les femmes dans l’Évangile. 6.ed. Paris: Gabriel Beauchesne, 1908, p.223-224.
11 MALDONADO, SJ, Juan de. Comentarios a los Cuatro Evangelios. Evangelios de San Marcos y San Lucas. Madrid: BAC, 1951, v.II, p.489-490.
12 SÃO TOMÁS DE AQUINO, op. cit., q.102, a.5, ad 4.
13 Cf. GOMÁ Y TOMÁS, El Evangelio explicado. Introducción, Infancia y vida oculta de Jesús. Preparación de su ministerio público, op. cit., p.146-147.
14 MALDONADO, op. cit., p.490.
15 Idem, p.491.
16 LAGRANGE, OP, Marie-Joseph. Évangile selon Saint Luc. 4.ed. Paris: J. Gabalda, 1927, p.211.
17 Cf. GOMÁ Y TOMÁS, El Evangelio explicado. Años primero y segundo de la vida pública de Jesús, op. cit., p.220.
18 SÃO TOMÁS DE AQUINO, op. cit., q.107, a.2.

19 VIGILIA PASCHALIS IN NOCTE SANCTA. Præconium Paschale. In: MISSALE ROMANUM. Ex decreto Sacrosancti OEcumenici Consilii Vaticani II instauratum auctoritate Pauli PP. VI promulgatum Ioannis Pauli PP. II cura recognitum. Iuxta typicam tertiam. Belgium: Midwest Theological Forum, 2007, p.284.

Nenhum comentário: