-->

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Evangelho Festa do Batismo do senhor - Ano C - 2013 Lc 3,15-16.21-22

Parte final dos comentários ao Evangelho Festa do Batismo do senhor - Ano C - 2013  Lc 3,15-16.21-22 

Primeira manifestação da Santíssima Trindade
22a ... e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba.
Desde toda a eternidade Deus concebeu a pomba com o intuito de, em determinado momento, vir a representar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. São Cipriano afirma ser esta uma ave peculiar por estar sempre cheia de serenidade, nunca usar o bico com o intuito de ferir alguém e ser doméstica, a ponto de, ao dar cria, permanecer com seus filhotes em família e em um mesmo lugar.23 Ademais, não é assustadiça e se deixa dominar pelo homem com mansidão. São Tomás declara que o Espírito Santo escolheu a forma de pomba para aparecer após o Batismo de Nosso Senhor, entre outras razões, a fim de significar que devemos nos aproximar do Batismo com simplicidade e sem fingimento.24
A figura da pomba era conveniente, portanto, para nos fazer compreender que, havendo sido batizados e transformados em templos do Espírito Santo, temos a necessidade única de conservar esse templo da alma com a simplicidade e a candura da pomba, isto é, na inocência.
22b E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
Cena magnífica, que torna público e manifesto, pela primeira vez na História, o mistério da Santíssima Trindade, O Pai, fazendo ouvir sua voz, e o Espírito Santo, tornando-Se visível em forma de pomba, dão testemunho da divindade de Cristo.
Com efeito, “o Pai é invisível. Mas o Filho é igualmente invisível na sua divindade, uma vez que ‘ninguém jamais viu a Deus’ (Jo 1, 18); pois sendo o Filho também Deus, enquanto Deus não se pode ver o Filho n’Ele. Porém, quis Ele mostrar-Se num corpo; e como o Pai não tem corpo, quis provar que Se encontra presente no Filho, ao dizer: ‘Tu és meu Filho, em ti me comprazo’. [...] 0 poder de uma divindade sem diferença faz com que não exista diversidade entre o Pai e o Filho, mas indica que o Pai e o Filho têm parte num mesmo poder. Creiamos no Pai, cuja voz os elementos deixaram ouvir; creiamos no Pai, a cuja voz os elementos emprestaram seu ministério”,25
SAIBAMOS SER GRATOS A DEUS!
Batismo é esplendor das almas, transformação de vida, [...] é ajuda à nossa fragilidade. [...] 0 Batismo é veículo que conduz a Deus, peregrinação junto a Cristo, apoio da fé, perfeição da mente, chave do Reino dos Céus, mudança de vida, destruição da escravidão e libertação das amarras”,26 ensina São Gregório Nazianzeno. A Festa do Batismo do Senhor deve inundar-nos de esperança e de santa alegria, por nos mostrar a força regeneradora do perdão e da mi sericórdia divina, na qual devemos confiar em qualquer circunstância de nossa vida. Por pior que possa vir a ser nossa situação, se soubermos ter fé e nos mantivermos íntegros no cumprimento dos santos Mandamentos, nunca deixará de haver para tudo uma solução, pois “para Deus nada é impossível!” (Lc 1, 37). Sejamos gratos a Nosso Senhor por tudo quanto realizou por nós.
Com o Batismo Jesus dá início à sua vida pública, assim como com esta celebração a Liturgia marca a entrada no Tempo Comum, o qual considerará toda a missão do Divino Mestre, acompanhando-O em suas pregações e manifestações durante as diversas leituras litúrgicas do ano. Tendo contemplado as maravilhas deste trecho do Evangelho, peçamos a Nosso Senhor graças em profusão, capazes de nos fazer cruzar — no fim de nossa peregrinação terrena — as portas do Céu que Ele nos franqueou neste dia magnífico.


23) Cf. SAO CIPRIANO. De la unidad de la Iglesia, n.9. In: Obras. Madrid: BAC, 1964, p.151.
24) Cf. SAO TOMAS DE AQUINO, O. cit., q.39, a.6, ad 4.
25) SANTO AMBROSIO. Tratado sobre el Evangelio de San Lucas. L.II, n.94-95. In: Obras. Madrid: BAC, 1966, v.1, p.144-145.
26) SÃO GREGORIO NAZIANZENO. Homilía XL, n.3. In: Homilías sobre la Natividad, op. cit., p.96-97.

Nenhum comentário: