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sábado, 28 de junho de 2014

EVANGELHO XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - Mt 11, 25-30

COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DO XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - Mt 11, 25-30
II - A VERDADEIRA ESSÊNCIA DA HUMILDADE
Naquele tempo, Jesus pôs-Se a dizer: 25 “Eu Te louvo, á Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai. porque assim foi do teu agrado”.
Nos dias atuais há quem, incumbido da missão de pregar, afirme ter vindo o Divino Redentor exclusivamente para os miseráveis e pobres, dando uma interpretação social — para não dizer socialista — a diversas passagens do Evangelho, e em concreto a este trecho tão profundo e magnífico, de maneira especial com respeito ao termo pequeninoS.
Os pequeninos no conceito de Jesus
Pequeninos, na linguagem do Divino Mestre, são aqueles que duvidam das próprias forças. sabendo que por sua mera energia e empenho nunca poderão penetrar no plano sobrenatural da graça. Nossa filiação divina não procede de nossos méritos, para que ninguém se ufane (cf. Ef 2, 8-9), mas se opera através do Batismo, pelo qual nos é infundida uma participação criada na vida incriada de Deus: a graça santificante. Mais tarde essa relação com Deus se intensifica por meio dos demais Sacramentos e pelos exercícios de piedade, dos quais haurimos ânimo e vigor para praticar estavelmente a virtude. Eis a essência do Reino de Deus que Nosso Senhor veio anunciar. Portanto, é preciso manter sempre presente no espírito o quanto tudo isso nos vem de uma revelação feita pelo Pai, como assevera São Tiago: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (1, 17).
Já era assim no Paraíso Terrestre, onde o homem, criado em graça, embora no estado de prova, e adornado com uma panóplia de dons naturais, preternaturais e sobrenaturais, tinha de reconhecer essa distância infinita existente entre ele e seu Artífice, confessando-se mera criatura e restituindo a Deus o que Lhe é devido. A humildade do ser humano consistia em considerar essa verdade e, por tal convicção, Adão e Eva eram pequeninos. Pequeninos, sim, e ao mesmo tempo grandes, pois sua alma era tabernáculo da Santíssima Trindade, dádiva insuperável, cujo máximo desenvolvimento desabrocharia na glória da visão beatífica. Deus não poderia ter concedido mais!
Maria Santíssima: grande e pequenina diante de Deus
Ora, se nossos primeiros pais saíram das mãos de Deus em graça, nós, seus descendentes, fomos todos concebidos em pecado, com exceção de alguém que jamais cometeu uma falta nem foi tocada pela mancha original: nossa Mãe, Maria Santíssima, escolhida pelo Pai para gerar seu Filho único no tempo. Também Ela era pequenina, como o manifestou na visita à sua prima Santa Isabel, ao dizer: “Magnificat anima mea Dominum, [...] quia resp exit humilitatem ancillæ suæ — Minha alma glorifica ao Senhor, [...] porque olhou para a humildade de sua serva” (Le 1, 46.48). Eis o modo de ser pequenino: testemunhar que tudo aquilo que em nós há de bom vem de Deus.
Nossa Senhora é a humilde por excelência, e não houve quem atestasse tão eximiamente sua pequenez quanto Ela. Mas, de forma análoga, jamais houve quem tivesse noção tão luzidia da grandeza posta por Deus em Si, como Ela. Por isso acrescentou: “quia fecit mihi magna, qui potens est — porque Aquele que é todo-poderoso fez em Mim grandes coisas” (Le 1, 49). De fato, foram-Lhe outorgados favores incomparáveis, a ponto de, n’Ela, Deus como que esgotar sua capacidade de dar. “Basta dizer isto, para tua glória: tiveste por Filho a Jesus’. Pode-se imaginar glória mais excelsa? E, com efeito, dignidade tão admirável que o próprio Deus, apesar de sua onipotência, não poderia criar uma mais sublime. Para que pudesse haver uma mãe maior e mais perfeita que Maria, seria necessário um filho maior e mais perfeito que Jesus” .
Conforme o ensinamento de Jesus, a condição para que o Pai Se revele é essa constatação da nossa indignidade, à imitação de Maria, pois quem assim não procede acaba por encontrar um Deus que lhe esconde “estas coisas”. Como compreender este modo de agir do Pai?
Os sábios segundo o mundo
“Sábios”, no conceito corrente, são aqueles que adquiriram experiência ao longo da vida; e “entendidos” os que se dedicaram a estudos aprofundados. Entretanto, ao referir-Se a eles, Nosso Senhor Jesus Cristo não condena a sabedoria em si — e nem caberia que o fizesse, uma vez que Ele é a Sabedoria Eterna e Encarnada —, mas sim aqueles que se apoiam em sua cultura humana para atingir o plano sobrenatural.
Há os que estudam sem descanso, chegando a se julgar colossos iluminados só porque ostentam seus conhecimentos com maior rapidez que a tela de um computador, e terminam se afastando de Deus ao se apropriar da ciência que não lhes pertence! Esse orgulho da inteligência é dos piores. Ora, diz o Eclesiastes: “vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (1, 2). Quanto mais alguém sabe, mais perceberá quão pouco sabe, pois a sabedoria segundo o mundo é insignificante. Eis o vazio daqueles que se jactam de sua erudição.
Padres e exegetas4 estão de acordo em afirmar que nesta passagem do Evangelho Jesus alude claramente aos fariseus, aos legistas e aos membros do Sinédrio em geral, os quais examinavam a Lei nas suas minúcias e eram tidos por doutos. Comenta, por exemplo, São João Crisóstomo: “Não fala o Senhor da verdadeira sabedoria, que merece todo louvor, senão daquela que eles imaginavam possuir por sua habilidade pessoal.  Se escribas e fariseus, que se tinham por sábios, haviam perdido aquela graça, o deviam a seu próprio orgulho” . A atitude dos soberbos causa repulsa a Deus que, em consequência, os castiga, ocultando-lhes as maravilhas sobrenaturais, enquanto as descobre aos pequeninos.
A Boa-nova aos pequeninos
Por tal razão o Divino Mestre não escolheu os que estavam no Templo, formados nas diversas escolas de fama, e revelou a Boa-nova que Ele vinha trazendo a pescadores, a um cobrador de impostos, a gente simples, na aparência sem importância... Não imaginemos, porém, serem os pescadores naquela época uma classe secundária. A pesca era uma profissão de certo nível, longe de ser avaliada como desprezível na sociedade, mas os que a exerciam não recebiam acurada instrução.6
Sobre esse aspecto particular, merece destaque a opinião do padre Bessières: “Ignorantes? Sim, eles o são aos olhos dos doutores que reinam em Jerusalém. Recrutados nesse ‘populacho maldito que ignora a Lei’, eles são incapazes de dissecar um velho texto para tirar conclusões tão inúteis como descabidas; nem professores, nem casuIstas, nem filólogos. [...] Os Apóstolos eram ‘iletrados’? Não. [...] Os Doze pertencem a essa classe média cuja instrução, naquele tempo, nada tinha a nos invejar. [...] Pobres? Sim, no mesmo sentido em que eram e são nove décimos dos mortais, vivendo de seu trabalho cotidiano, econômicos e sóbrios. Há dois grupos entre os Doze. Um é o dos pescadores do Lago: Pedro e André, Tiago e João, Tomé e Natanael; eles formam, ao que parece, uma pequena sociedade de pesca, como existem nas nossas costas, pondo em comum seu trabalho, com seus frutos e riscos. Eles possuem suas casas, seus barcos, suas redes, e empregam ‘mercenários’. Mais ainda que o primeiro grupo, os do segundo: Mateus, o cobrador de impostos, Filipe, Judas Tadeu, Judas, pertencem à classe média e receberam sua cultura. Cultura desenvolvida no contato com o mundo romano, ao qual seus negócios e depois seu apostolado os misturam”
A esta mediana instrução dos primeiros discípulos soma-se o fato de alguns deles terem sido preparados por São João Batista e outros, quiçá por fé e devoção, se dedicarem ao aprendizado da doutrina.
Jesus, Mediador necessário dos pequeninos
27 “Tudo Me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Ao dizer estas palavras, Nosso Senhor declara ser Ele o Pontífice máximo, o Mediador necessário, o Senhor da Revelação inédita que só Ele pode transmitir. E n’Ele, portanto, fonte e ponto de referência, que devemos nos abeberar para conhecer os esplendores do relacionamento com Deus, adorando-O, com humildade, na preferência do Pai por Ele face ao restante do gênero humano, e na liberalidade em ter-Lhe dado tudo. A alegria que emana da Liturgia deste domingo se concentra em um nome: Jesus Cristo.
No entanto, o Salvador é dadivoso e pródigo em derramar seus dons, até o extremo de entregar sua própria Mãe como Medianeira junto a nós. Apraz-Lhe que nossa relação com Ele e com o Pai se efetue através de Maria, e manifesta-Se ainda mais generoso e acessível às nossas súplicas, quando estas Lhe são por Ela apresentadas.
Cristo convida a todos...
28a “Vinde a Mim todos vós...”
Lindíssima frase, de uma riqueza plena, porque pronunciada por um Ser Supremo e Absoluto, numa efusiva demonstração de ternura para conosco! E um convite universal. Tendo visto a aversão que o orgulho produz em Deus, dir-se-ia que logo seríamos esmagados por sua palavra. Mas não... O mesmo Senhor que detesta os presunçosos e que aparentemente chamaria apenas os humildes, não faz nenhuma acepção de pessoas e a todos deseja trazer alegria e esperança.
“Vinde a Mim todos”. Só Ele pode dizer isso, pois, se fosse uma mera criatura com suas limitações não conseguiria receber a todos, ainda que auxiliado pela graça. Quantas vezes, tomados pelo crescimento das atividades, se torna impossível ouvir cada um dos que se achegam a nós! Cristo, todavia, na sua divindade, é o único capaz de acolher todos os que existem, existiram e existirão, e até os que poderiam vir a existir e não existiram. Quem quer que seja, bastará aproximar-se d’Ele e pedir, deixando-Lhe inteira liberdade de ação, para Ele atender, preencher, extravasar.
Cansava-Se Nosso Senhor?
28b “ …que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e Eu vos darei descanso”.
Neste ponto Nosso Senhor Jesus Cristo faz uma declaração cheia de afeto àqueles que estão cansados. Fatigava-Se Ele?
Voltemos nossos olhos para Jesus na barca de Pedro. Incômoda barca de um pescador daqueles tempos, desprovida dos confortos e maravilhas da técnica que hoje em dia têm os transatlânticos, e com um sacolejo de causar náuseas aos mais sensíveis. Numa tarde de mar encapelado, Nosso Senhor está adormecido na popa da dura embarcação, em meio à procela, recostado sobre uma almofada (cf. Mc 4, 35-38). Os Apóstolos, assustados com o vento e as ondas, decerto ansiavam que aquelas sacudidas acordassem o Mestre, para serem salvos do iminente perigo. Ele, entretanto, dorme um sono tão profundo que nada O interrompe...
Deparamo-nos com uma realidade incompreensível: Nosso Senhor Jesus Cristo, Homem perfeitíssimO e sem mácula, estava cansado... A doutrina católica nos ensina que, ao Se encarnar, o Verbo quis assumir um corpo padecente, sujeito a certas deficiências corporais decorrentes do pecado. como a fome, o sono, a fadiga, a morte.8 Mas o cansaço experimentado por Ele era puramente físico e bastava-Lhe dormir um tanto para Se sentir repousado. Sua Alma estava na glória da visão beatífica e, enquanto Ele fechava os olhos do Corpo, não Se apagava sua contemplação divina, pois continuava vendo a Deus face a face, sem interrupção.
A fadiga da alma
Também nós, quando nos fatigamos, temos necessidade de nos alimentar bem e de repousar para refazer as energias do corpo. Nossa alma, porém, não se encontra na bem-aventurança e, concebida no pecado original, com frequência se ressente de uma terrível extenuação que sono algum pode vencer. E é este tédio interior que menciona Nosso Senhor. Ele fala àqueles que estão curvados sob o peso da luta contra as solicitações para o mal, contra as próprias misérias e inclinações, as quais é preciso reprimir e, por isso, têm como que as costas sangrando de tanto esforço e combate na vida espiritual. Sem uma fé robusta e inquebrantável não é fácil conduzir a barca da vocação, porque os solavancos e as instabilidades são tremendas, e logo somos assaltados pela tentação que tiveram os Apóstolos em meio à tempestade: falta de confiança.
Jesus está disposto a suavizar nossa peleja e nos oferece alívio, carregando Ele mesmo sobre seus ombros os fardos de todos, e assim o promete não só enquanto Homem — a voz e os lábios são humanos —, mas enquanto Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, uma vez que a revelação feita na anterior frase diz respeito à sua divindade. E sua palavra é exata porque Ele é a Verdade e cumpre tudo o que sua boca profere.
Uma escola de humildade
29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Ao nos convidar a aprender d’Ele, Jesus Cristo quis significar, segundo os costumes e usos linguísticos da época: “Entrai na minha escola”.9 Ele está fundando uma nova via de humildade e mansidão, e nos atrai a seguir seus passos.
O orgulhoso, contudo, não consegue ser manso, pois abriga em seu coração um dinamismo que o leva a retrucar, a optar pela violência, pela revolta e pela vingança, O orgulho e a rebeldia opõem-se precisamente à mansidão e à humildade, e são, isto sim, a maior fonte das agitações, das depressões, das euforias intemperantes e, portanto, da perda do equilíbrio e da objetividade. Não nos esqueçamos de que, como aponta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, o processo revolucionário que há cinco séculos visa destruir a Civilização Cristã tem uma mola propulsora no orgulho.’°
Este vício, tão enraizado em nossa natureza decaída, se baseia em dois instintos de per se legítimos: o primeiro é a estima de si, e o segundo, o apetite da estima dos outros. Impulsos que provêm, por sua vez, do sentimento da própria dignidade. Cada um deve prezar-se de modo equânime por ser portador de dons concedidos pela Providência, mas também deve saber valorizá-los por amor a Deus, admitindo a gratuidade com a qual lhe foram dados, sem mérito algum de sua parte. O erro consiste, pois, em amar-se em excesso e buscar, também em excesso, o apreço dos demais. Eis a essência do orgulho. Ora, é impossível arrancar ambas as tendências da alma. Como, então, querer-se a si mesmo com justa medida, conforme a reta razão, e, licitamente, procurar a consideração de outrem?
Arquétipo sublime é Nosso Senhor Jesus Cristo! N’Ele se harmonizavam o elevado senso de honra, o perfeito amor a Si e o desejo ordenado da afeição dos homens, com inteira mansidão ao aceitar as humilhações da Paixão, para cumprir docilmente a vontade do Pai. Também os Santos, ao longo da História, são modelos que a Igreja nos propõe. Todos eles adotaram a escola de Jesus e aprenderam d’Ele, reconhecendo os predicados que a Providência lhes confiara — porque a humildade não visa aniquilar a personalidade, nem menosprezar as qualidades —, sem nunca se apegar a essas riquezas, nem utilizá-las como instrumento para se igualar a Deus. Sempre restituidores, fizeram render a cem por um os talentos que receberam.
“A primeira das virtudes” — dizia São João Maria Vianney — “é a humildade, a segunda, a humildade, a terceira, a humildade. Oh! Bela virtude! Os Santos se julgavam nada, mas Deus os estimava e lhes concedia tudo o que pediam. [...1 Tudo o que temos pertence a Deus. E Deus quem no-lo deu; de nosso, não temos mais que o pecado!”.”
III – ENTREMOS NESSA ESCOLA!
É preciso, pois, cuidar de não constituirmos como falsos deuses a técnica, a saúde, o dinheiro, os estudos ou as capacidades pessoais. Nada de idolatria e de orgulho! Quem estabelece divindades para si, esquecendo-se do Deus único, torna-se cego de Deus. Este mal é pior que a perda da vista, porquanto o que dele padece termina por não entender as verdades que o Pai só revela aos pequeninos. De que adianta a alguém participar de uma corrida, tendo-se preparado para atingir a máxima velocidade, se, quando o árbitro soa o apito, avança com toda rapidez fora da pista e na direção errada? Assim acontece com o desventurado que se apresenta ao Supremo Juiz — antes fosse com as mãos vazias! — com as mãos sujas de orgulho e idolatria.
O moço rico, por exemplo, foi um aparente pequenino, que acabou por atirar-se no precipício da idolatria. Menos ilustrado que os Apóstolos, por não fazer parte dos seguidores de Jesus, devia, portanto, mostrar-se mais pequenino do que eles. Todavia, seu extraordinário apreço pelos bens que possuía levou-o a não dar ouvidos à promessa do Senhor: “terás um tesouro no Céu” (Mt 19, 21). Foi convidado e rejeitou porque não quis ser pequenino...
Pelo contrário, quem se entrega por inteiro e entra no discipulado de Cristo, abraçando seu jugo, logo sente o quanto este é suave e leve. As leis que Ele estipula proporcionam o almejado repouso, aprimoram a inteligência, fortalecem a vontade, temperam e requintam a sensibilidade. Elas nos dão, sobretudo, a oportunidade de alcançar a felicidade para a qual somos chamados: a santidade!
Sejamos humildes como o Senhor Jesus é a Humildade, mansos como Ele é a Mansidão, procurando em todas as coisas ser santos como Ele é a Santidade. Na prática destas virtudes, a exemplo do Divino Mestre, encontraremos a paz e a santa alegria para nossas almas.
1)      14 DOMINGO DO TEMPO COMUM. Oração do Dia. In: MISSAL ROMANO. Trad. Portuguesa da 2a. edição típica para o Brasil realizada e publicada pela CNBB com acréscimos aprovados pela Sé Apostólica. 9.ed. São Paulo: Paulus,2004, p.358.
2)       Cf. SÃO JOÃO BOSCO. Vestíbulo dei Cielo. In: Biografía y escritos. Madrid: BAC, 1955, p.654-663.
3)       ROSCHINI, OSM, Gabriel. La Madre de Dios según la fey la teología. 2.ed. Madrid: Apostolado de la Prensa, 1958, v.1, p.349.
4)     Cf. SÃO JERÔNIMO. Comentario a Mateo. LII (11,2-16,12), cli, n.30. In: Obras Completas. Comentario a Mateo y otros escritos. Madrid: BAC, 2002, v. II, p.139; TUYA, OP, Manuel de. Biblia Comentada. Evangelios. Madrid: BAC, 1964, vV, p.272.
5)       SAO JOÃO CRISOSTOMO. Homilía XXXVIII, nl. In: Obras. Homilías sobre el Evangelio de San Mateo (1-45). 2.ed. Madrid: BAC, 2007, v.1, p.755-756.
6)       Cf. WILLIAM, Franz Michel. A vida de Jesus no país e no povo de Israel. Petrópolis: Vozes, 939, p.146.
7)      BESSIÈRES, SJ, bert. Jésus formateur de chefs. Paris: Spes, 1936, p.70-71; 73.
8)      Cf. SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. III, q.14, al, ad 2; a.4.
9)      TUYA, op. cit., p.276.
10)   Cf. CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Revolução e Contra Revolução. 5.ed. São Paulo: Retornarei, 2002, p.14.

11)    FOURREY, René (Org.). Ce que prêchait le Curé d’Ars. Dijon: Léchelle de Jacob, 2009, p.267-268.

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