-->

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Evangelho XXII Domingo do Tempo Comum – Ano C – 2013

Conclusão dos comentários ao Evangelho 22º Domingo do Tempo Comum – Ano C – 2013  Lc 14, 1.7-14 

Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado
Um dos melhores meios de praticar a humildade
Entretanto, um modo muito eficaz e pouco ensinado de combater o amor-próprio consiste em admirar aquilo por onde os outros são superiores a nós, reconhecendo nessas qualidades reflexos das perfeições divinas. Sendo todo homem superior aos demais sob determinado ângulo, único e personalíssimo, procurar admirar essas qualidades dos outros é um dos melhores e mais eficientes meios de combater o amor desregrado a si mesmo e à vanglória.
Quem assim agir, praticará de maneira excelente a virtude da humildade e, ao mesmo tempo, o Primeiro Mandamento da Lei de Deus, pois o amor a todas as superioridades está no cerne da prática da virtude da caridade.

Por isso, quem quiser ser manso de coração, admire as qualidades dos outros; quem quiser ser desapegado, admire a generosidade dos outros; quem quiser ser santo, admire a virtude dos outros. Enfim, admiremos tudo quanto é admirável e teremos já a recompensa da paz de alma nesta terra, e a bem-aventurança eterna no Céu! A admiração, eis a grande lição deste Evangelho.

Nenhum comentário: