Comentários ao Evangelho Festa do Batismo do Senhor - Ano C - Lc 3,15-16.21-22
O profundo
significado do Batismo de Nosso Senhor nas águas do rio Jordão manifesta a meticulosidade do seu amor por
nós.
"Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se
perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16 Por isso, João
declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do
que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos
batizará no Espírito Santo e no fogo'. 21 Quando todo o povo estava sendo
batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22
e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu
veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer'" (Lc
3, 15-16.21-22)
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
I - A festa da manifestação da divindade
Nos primeiros tempos do
Cristianismo, até o século IV, a Igreja contemplava três manifestações da
divindade de Nosso Senhor, unidas na Solenidade da Epifania - hoje, 6 de
janeiro: a adoração dos Reis Magos, o Batismo no Jordão e a conversão da água
em vinho nas Bodas de Caná, seu primeiro milagre público. Era essa solenidade
considerada a revelação de Jesus à gentilidade, enquanto o Natal era tido como
uma festa mais apropriada aos judeus. Se estes últimos aguardavam a vinda de um
Messias Homem e assim O receberam no presépio de Belém, os gentios - tal como
nos mostra a adoração dos Magos - estavam à espera de um Deus Salvador. Esta
mesma divindade que se revelara aos Reis do Oriente tornar-se-á muito mais
notória no episódio do Batismo de Cristo, embora já se houvesse dado a conhecer
antes, por um pedido de Nossa Senhora, em Caná.
A comemoração dos três fatos em
uma só ocasião era muito solene, e até os dias presentes conservamos na
Liturgia alguns resquícios destas grandes celebrações. Tal é a Festa do Batismo do Senhor, que hoje recordamos
no Evangelho escolhido para encerrar o Tempo de Natal. Esse acontecimento está
intimamente ligado à pessoa do Precursor, São João Batista, pois fora ele
chamado a preparar as almas para a vinda do Messias, o qual, ao receber o
Batismo, iniciava sua vida pública.
"Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se
perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias".
Infelizmente pouco se conhece a
respeito da infância de São João. Por este motivo, apesar de muitos autores
afirmarem sua orfandade quando ainda menino, bem como sua misteriosa partida
para o deserto (cf. Lc 1, 80), no qual vivera durante uma boa parte dos trinta
anos da vida oculta de Nosso Senhor na casa de Nazaré, disso não existe uma
confirmação absoluta. O Precursor irrompeu nos acontecimentos, para surpresa de
todos, trajando-se de modo diferente dos padrões da época: uma pele de camelo e
um cinto rústico. Seu alimento reduzia-se a gafanhotos e mel silvestre, o que
indica ter sido um homem dedicado à penitência. Centenas de anos se haviam
passado sem que aparecesse em Israel profeta algum capaz de sacudir o povo.
"Faltava entre eles, com efeito, o carisma profético" - afirma São
João Crisóstomo -, "e este voltava só agora, depois de séculos. Sua
própria maneira de pregar era nova e surpreendente. [...] João falava somente a
respeito dos Céus, do reino dos Céus e dos castigos do inferno".1 Com esta
singular forma de pregação ele movia as consciências, contrastando de forma
vigorosa com o quadro de apatia e indiferença dos judeus antes de seu
surgimento e desagradando ao Sinédrio, fautor de tal situação.
O povo, impressionado com a
autoridade moral de São João, logo começou a se perguntar se não seria ele o
próprio Messias, tão ansiado pelas almas retas. A resposta negativa do
Precursor, meticuloso restituidor em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo, foi
imediata. A esse respeito comenta Santo Agostinho: "algo de grande é este
João, imensa excelência, graça insigne, altíssimo cume. [...] Tanta era a
grandeza de João que podia fazer-se passar por Cristo; e assim demonstra sua
humildade ao dizer que não o era, podendo ter passado como tal. [...] O mérito
maior de João é [...] este ato de humildade".2
Um rito ligado a uma missão
16 "Por isso, João declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas
virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a
correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo'".
Querendo orientar as almas para
o Salvador, João logo anunciou o verdadeiro sentido do seu batismo e a dádiva
incomparavelmente maior que haveria de trazer o Sacramento a ser instituído por
Jesus, algum tempo depois. De fato, pregava ele um batismo que, segundo São
Tomás, era um meio caminho entre o que era realizado pelos judeus e o Batismo
sacramental.3 Apesar de não haver na Sagrada Escritura nenhum mandato explícito
a respeito do batismo de penitência, pois deveria durar pouco tempo, este rito
provinha de Deus, que o recomendara a João em uma revelação privada (cf. Jo 1,
33); entretanto, quanto a seu efeito - a purificação do corpo, e não da alma -,
nada se realizava nele que não pudesse ser operado pelo homem, razão pela qual
era denominado batismo de João.4 De fato, apenas teve um ministro, o Precursor.
Para administrá-lo, escolhera
as águas do Jordão. Em primeiro lugar porque, diplomaticamente falando, era o
lugar ideal. A região da Pereia pertencia à circunscrição de Herodes Antipas e,
se bem que o Sinédrio tivesse a obrigação de zelar pela religião no país
inteiro, a distância de Jerusalém dificultava que os chefes dos judeus fizessem
algo efetivo contra ele. Contudo, como veremos mais adiante, a escolha do local
tinha uma razão muito mais profunda, relacionada com o Batismo de Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Batismo sobrenatural com efeito psicológico
João pregava a penitência a par
de seu batismo, a fim de incitar os homens à virtude. No entanto, esse batismo,
de si, não possuía a capacidade de purificar, presente no Sacramento do
Batismo;5 não imprimia caráter, não perdoava os pecados nem conferia a graça,
pois, embora inspirado por Deus, era simbólico e seu efeito procedia do homem.
Por isso, todos aqueles que foram batizados por São João tiveram de ser
batizados de novo pelos Apóstolos (cf. At 19, 3-6).
Sem embargo, pode surgir uma
pergunta: qual era, então, a necessidade da instituição desse batismo? São
Tomás, fazendo brilhar sua inocência magnífica e cheia de sabedoria, responde
dando quatro razões. Na primeira, explica ter sido necessário que Jesus fosse
batizado por João para consagrar o Batismo; em segundo lugar, para que Ele Se
desse a conhecer por ocasião de seu Batismo; como terceira razão, diz que o
batismo de penitência preparava os homens para receber, mais adiante, o Batismo
sacramental. E, por fim, ao incentivar o povo à penitência, São João criava
disposições para que recebesse com o devido respeito o Batismo de Nosso Senhor
Jesus Cristo.6 Era um batismo que agia à maneira dos sacramentais,7 pois
aqueles que entravam no rio e eram nele submersos sentiam misticamente dentro
de si seu duplo efeito: uma ação sobrenatural que os encorajava ao
arrependimento dos próprios pecados, e outra psicológica que lhes preparava a
mentalidade para a futura aceitação do Batismo.
Podemos inferir com segurança
que, apesar de alguns fariseus terem aceitado a pregação de João (cf. Mt 3, 7),
a maior parte deles confiava muito na própria justiça, ou seja, eles se
julgavam sem pecado, dando pouco crédito à voz do profeta e incluindo-se no rol
dos que não se deixaram batizar. Ao contrário destes, soldados, publicanos e
toda sorte de pecadores acreditavam em São João (cf. Mt 21, 32). Assim se iam
dividindo os campos dentro da própria opinião pública judaica, como vieram a
confirmar os acontecimentos posteriores.
O conhecimento místico de Jesus revela a vocação de João
É quase unânime a opinião dos
comentaristas de que São João ainda não tinha se encontrado com Nosso Senhor, o
qual tampouco havia visto, com seus olhos humanos, o Precursor. Este último,
segundo São João Crisóstomo, antes de se dirigir ao Jordão "conheceu-O
quando se achava prestes a batizá-Lo, e isto porque o próprio Pai o
revelou".8 Mesmo sem ter contemplado o rosto do Messias, João possuía a
respeito de Jesus um conhecimento místico que lhe dava a capacidade, por
exemplo, de manter uma discussão com os fariseus sobre o Salvador, anunciando-O
com inegável autoridade (cf. Jo 1, 19-27) e revelando sua própria vocação. Por
fim, o ansiado encontro entre o Messias e seu Precursor dar-se-ia no momento
auge em que Jesus seria batizado e iniciaria sua missão pública.
O Jordão, local mais conveniente para o Batismo de Nosso Senhor
21a "Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu
o batismo".
Ora, como vimos, São João
escolhera a região do Jordão para ministrar seu batismo, por uma razão de
prudência em relação à oposição dos fariseus a tudo aquilo que pudesse abalar o
sólido establishment da sociedade judaica de então.
Acima de tudo, todavia,
chama-nos a atenção o aspecto altamente simbólico do local. O Jordão era o rio
que os judeus haviam atravessado ao entrar na Terra Prometida, cujas águas,
abertas por Josué com a Arca da Aliança (cf. Js 3, 14-17), separavam a
escravidão egípcia da liberdade obtida após os quarenta anos de penitência no
deserto. Também o profeta Elias, antes de ser levado no carro de fogo para um
lugar desconhecido, lançara seu manto sobre as águas do Jordão para dividi-las,
passando à margem oposta sem se molhar, em companhia de Eliseu (cf. II Re 2,
8). Ao regressar, Eliseu cruzou o rio - Elias já havia desaparecido,
deixando-lhe seu manto -, mais uma vez ferindo as águas com o manto profético,
em nome do "Deus de Elias" (cf. II Re 2, 13-14). De maneira análoga,
segundo São Tomás, "o Batismo de Cristo [...] introduz-nos no Reino de
Deus, simbolizado na Terra Prometida. [...] [E] à mesma problemática pertence a
divisão das águas do Jordão por Elias, o qual ia ser arrebatado ao Céu num
carro de fogo [...], pois aqueles que passam pelas águas do Batismo têm aberta
a entrada no Céu mediante o fogo do Espírito Santo".9 Tais foram os
motivos simbólicos que fizeram João escolher essas águas para batizar.
Uma chancela para a missão de João Batista
Ao mesmo tempo, Nosso Senhor
era batizado com a intenção de aprovar e confirmar o batismo de São João, dando
aval a todos os batismos que haviam sido realizados por ele até aquele momento.
Nesse sentido o Batismo de Jesus tem grande importância, pois não se trata de
um mero ato simbólico, mas sim de um ato litúrgico praticado pelo próprio
Cristo. Uma vez que a missão do Precursor consistia em preparar os caminhos
para a vinda do Messias, com a chegada do Salvador o auge do ministério do
profeta estava atingido e em breve começaria a diminuir para que Cristo
crescesse (cf. Jo 3, 30). Com poesia, diz Tertuliano que "do mesmo modo
como a aurora marca o fim da noite e o começo do dia, assim João Batista é o
fim da noite da Lei e a aurora do dia evangélico".10
Por que Nosso Senhor quis ser batizado?
Não obstante, diante do fato
tão grandioso do Batismo de um Deus, se levantam algumas interrogações: por que
quis Jesus ser batizado por João? Precisava arrepender-se de algum pecado?
Blasfemo seria tal pensamento! Com efeito, o sublime episódio do Batismo de
Cristo levou São Bernardo a proclamar: "Porventura o sadio tem necessidade
de medicina, ou de limpeza quem já está limpo? De onde há pecado em Vós, para
que Vos seja necessário o Batismo? Por acaso de vosso Pai? Pai certamente
tendes, mas é Deus, e sois igual a Ele; Deus de Deus, luz da luz. Quem ignora
que Deus não pode cair em pecado algum? Acaso de vossa Mãe? Mãe tendes, mas é
virgem. Que pecado poderíeis trazer de quem Vos concebeu sem iniquidade,
dando-Vos à luz e conservando sua integridade? Que mancha pode ter o Cordeiro
sem mácula?".11
Sem dúvida Jesus quis recebê-lo
por humildade, rebaixando-Se para ser batizado por João, o qual, diante dessa
atitude, proclamou: "Eu é que devo ser batizado por Ti, e Tu vens a
mim!" (Mt 3, 14). Tal afirmação ajuda-nos a compreender a imensa graça que
significou para o Precursor ter batizado Nosso Senhor. E o Doutor Angélico
enumera ainda várias razões que indicam a alta conveniência deste misterioso
Batismo. 12
A presença de Nosso Senhor santificou o universo inteiro
Uma das mais belas foi o desejo
do Salvador de conferir às águas, em contato com sua Carne adorável - que é
divina, embora humana -, a capacidade de purificar, que é a virtude do Batismo.
Ao deixar nas águas do Jordão "a fragrância de sua divindade"13 o
Redentor santificou todas as águas do universo, com vistas àqueles que mais
tarde receberiam o banho da regeneração. De fato, tudo o que Nosso Senhor Jesus
Cristo tocava era tocado pelo próprio Deus.
Ora, se entrando no rio Jordão
Jesus santificou as águas do universo inteiro, podemos afirmar, não sem
fundamento, que, pisando a terra com seus pés sagrados e regando- a com seu
Preciosíssimo Sangue no Calvário, Ele santificou toda a Terra; respirando e
sendo elevado no madeiro sagrado, santificou de igual modo o ar.14 Finalmente, descendo Ele ao Purgatório,15
santificou também o fogo. Podemos assegurar, portanto, que os quatro elementos
resumitivos do universo criado foram santificados pelo simples contato com Ele.
Devemos, pois, ter sempre a noção clara de que a presença do verdadeiro Deus e
verdadeiro Homem, neste mundo, mudou a face da Terra.
Jesus lavou nas águas os nossos pecados
Cristo não precisava ser
batizado, pois fora Ele quem, inspirando São João, instituíra este rito, mas
"o batismo tinha necessidade do poder de Jesus".16 Desde toda a
eternidade o Verbo conheceu com perfeição, em sua própria essência divina, cada
um de nós, com nossos pecados, misérias e insuficiências. Sendo Deus, Ele podia
limpar a Terra por um simples ato de sua vontade; contudo, preferiu Ele mesmo,
o Inocente, livre de qualquer nódoa, assumir uma carne "semelhante à do
pecado" (Rm 8, 3). Quis ser batizado, então, não "para ser
purificado, mas para purificar",17 submergindo consigo, na água batismal,
todo o velho Adão.18 Devemos considerar que se existisse uma humanidade
infinita, com infinitos pecados, Ele os teria carregado sobre Si, lavando-os
naquele momento nas águas do Jordão.
A divina atitude do Salvador
deveria nos inspirar profunda confiança, pois, embora sejamos réus de culpa,
"o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus
Cristo, foram concedidos copiosamente a todos" (Rm 5, 15). De fato, sendo
Ele a Cabeça do Corpo Místico, d'Ele partem e são distribuídas as graças para
todos os membros. Por fim, com seu Batismo, quis abrir-nos um caminho e
estimular-nos a compreender a importância deste Sacramento.19
A capital importância de uma oração feita no Jordão
21b "E, enquanto rezava...".
À vista de tais maravilhas,
podemos sem dúvida alguma imaginar que Jesus tenha feito uma oração belíssima
naquele momento grandioso de sua submersão nas águas do Jordão. Só a
conheceremos, porém, no dia em que entrarmos na eternidade, na visão de Deus face
a face. Por enquanto apenas apreciamos os efeitos imediatos por ela produzidos.
21c "...o céu se abriu...".
Uma superficial análise desta
breve frase do Evangelho poderia levar-nos a julgar que, no grandioso episódio
do Batismo, o Céu se abrira para o Espírito Santo descer. Entretanto isto não
era necessário. 20 Na realidade, o sentido mais importante destas palavras se
refere a uma realidade superior. Pela Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo foram
abertas para a humanidade as portas do Céu, que permaneciam fechadas desde a
expulsão de Adão e Eva do Paraíso Terrestre por causa do pecado. Mas como isso
se aplica a cada um individualmente no Batismo sacramental instituído por Nosso
Senhor, era mais conveniente esta referência à abertura do Céu no instante em
que Cristo foi submerso por São João nas águas do Jordão.21
Manifestaram-se, assim, os
elementos que pertencem à eficácia desse Sacramento. Tal como os Céus se
abriram nessa hora, seria a virtude celestial, explica São Tomás, que
santificaria o Batismo, nos tornaria capazes, pela fé, de ver as coisas
celestes e ainda, como foi dito acima, nos abriria as portas do Céu. Por fim,
para entendermos que só é possível cruzar estes umbrais pelo poder e pela força
da oração, tudo ocorreu "enquanto rezava", conforme indica o
versículo.22
Primeira manifestação da Santíssima Trindade
22a "...e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível,
como pomba".
Desde toda a eternidade Deus
concebeu a pomba com o intuito de, em determinado momento, vir a representar a
Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. São Cipriano afirma ser esta uma ave
peculiar por estar sempre cheia de serenidade, nunca usar o bico com o intuito
de ferir alguém e ser doméstica, a ponto de, ao dar cria, permanecer com seus filhotes
em família e em um mesmo lugar.23 Ademais, não é assustadiça e se deixa dominar
pelo homem com mansidão. São Tomás declara que o Espírito Santo escolheu a
forma de pomba para aparecer após o Batismo de Nosso Senhor, entre outras
razões, a fim de significar que devemos nos aproximar do Batismo com
simplicidade e sem fingimento.24
A figura da pomba era
conveniente, portanto, para nos fazer compreender que, havendo sido batizados e
transformados em templos do Espírito Santo, temos a necessidade única de
conservar esse templo da alma com a simplicidade e a candura da pomba, isto é,
na inocência.
22b "E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o
meu bem-querer'".
Cena magnífica, que torna
público e manifesto, pela primeira vez na História, o mistério da Santíssima
Trindade. O Pai, fazendo ouvir sua voz, e o Espírito Santo, tornando-Se visível
em forma de pomba, dão testemunho da divindade de Cristo. Com efeito,
"o Pai é invisível. Mas o Filho é igualmente invisível na sua divindade,
uma vez que ‘ninguém jamais viu a Deus' (Jo 1, 18); pois sendo o Filho também
Deus, enquanto Deus não se pode ver o Filho n'Ele. Porém, quis Ele mostrar-Se
num corpo; e como o Pai não tem corpo, quis provar que Se encontra presente no
Filho, ao dizer: ‘Tu és meu Filho, em ti me comprazo'. [...]
O poder de uma divindade sem
diferença faz com que não exista diversidade entre o Pai e o Filho, mas indica
que o Pai e o Filho têm parte num mesmo poder. Creiamos no Pai, cuja voz os
elementos deixaram ouvir; creiamos no Pai, a cuja voz os elementos
emprestaram seu ministério".25
III - Saibamos ser gratos a Deus!
"O Batismo é esplendor das
almas, transformação de vida, [...] é ajuda à nossa fragilidade. [...] O
Batismo é veículo que conduz a Deus, peregrinação junto a Cristo, apoio da fé,
perfeição da mente, chave do Reino dos Céus, mudança de vida, destruição da escravidão
e libertação das amarras",26 ensina São Gregório Nazianzeno. A Festa do
Batismo do Senhor deve inundar-nos de esperança e de santa alegria, por nos
mostrar a força regeneradora do perdão e da misericórdia divina, na qual
devemos confiar em qualquer circunstância de nossa vida. Por pior que possa vir
a ser nossa situação, se soubermos ter fé e nos mantivermos íntegros no
cumprimento dos santos Mandamentos, nunca
deixará de haver para tudo uma solução, pois "para Deus nada é
impossível!" (Lc 1, 37). Sejamos gratos a Nosso Senhor por tudo quanto
realizou por nós.
Com o Batismo Jesus dá início à
sua vida pública, assim como com esta celebração a Liturgia marca a entrada no
Tempo Comum, o qual considerará toda a missão do Divino Mestre, acompanhando-O
em suas pregações e manifestações durante as diversas leituras litúrgicas do
ano. Tendo contemplado as maravilhas deste trecho do Evangelho, peçamos a Nosso
Senhor graças em profusão, capazes de nos fazer cruzar - no fim de nossa
peregrinação terrena - as portas do Céu que Ele nos franqueou neste dia
magnífico.
1) SÃO JOÃO CRISÓSTOMO.
Homília X, n.5. In: Obras. Homilías sobre el Evangelio de San Mateo (1-45).
2.ed. Madrid: BAC, 2007, v.1, p.191.
2) SANTO AGOSTiNHO. In
bannis Evangelium. Tractatus II, n.5; Tractatus IV,
n.3; n.6. In:
Obras. 2.ed. Madrid: BAC, 1968, v.XIII, p.94; 128; 132.
3) Cf. SAO TOMAS DE
AQUINO. Suma Teológica. III, q.38, a.l, ad 1.
4) Cf. Idem, a.2.
5) Cf. Idem, a.3.
6) Cf. Idem, al.
7) Cf. Idem, ad 1.
8) SÃO JOÃO CRISÓSTOMO.
Homilía XVII, n.3. In: Homilías sobre el Evangelio de San Juan (1-29). 2.ed.
Madrid: Ciudad Nueva, 1991, v.1, p.220.
9) SÃO TOMÁS DE AQUINO,
op. cit., q.39, a.4.
10) TERTULIANO. Adversus
Marcionem. L.IV, c.33, apud BARBIER, SJ, Jean-André (Org.). I Tesori di
Cornelio a Lapide. 4.ed. Tormo: Società Internazionale, 1948,v.11, p.160.
11) SÃO BERNARDO.
Sermones de Tiempo. En la Epifanía dei Sefior. Sermón I, n.6. In: Obras
Completas. Madrid: BAC, 1953, v.1, p.314.
12) Cf. SÃO TOMAS DE
AQUINO, op. cit., q.39, a.1.
13) SÃO CIRILO DE
JERUSALEM. Catechesis Mystagogica III, nl: MG 33, 1087.
14) Cf. SÃO TOMÁS DE
AQUINO, op. cit., q.46, a.4.
15) CL Idem, q.52, a.2.
16) SAO JOAO CRISOSTOMO.
Homilía XVII, n.2. In: Homilías sobre el Evangelio de San Juan (1-29,), op.
cit., p.218.
17) SAO TOMAS DE AQUINO,
op. cit., q.39, a.1, ad 1.
18) Cf. SAO GREGORIO NAZIANZENO.
Homilía XXXIX, n.17. In: Homilías sobre la Natividad. 2.ed. Madrid: Ciudad
Nueva, 1992, p.86.
19) Cf. SÃO TOMÁS DE
AQUINO, op. cit., q.39, al.
20) Cf. Idem, a.5, ad 2.
21) Cf. Idem, a.5.
22) Cf. Idem, ibidem.
23) Cf. SAO CIPRIANO. De
la unidad de la Iglesia, n.9. In: Obras. Madrid: BAC,
1964, p.151.
24) Cf. SAO TOMAS DE
AQUINO, O. cit., q.39, a.6, ad 4.
25) SANTO AMBROSIO.
Tratado sobre el Evangelio de San Lucas. L.II,
n.94-95. In: Obras. Madrid:
BAC, 1966, v.1, p.144-145.
26) SÃO GREGORIO
NAZIANZENO. Homilía XL, n.3. In: Homilías sobre la Natividad, op. cit.,
p.96-97.
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